5 filmes russos para assistir nas telonas em 2019 (e torcer para que cheguem ao Brasil)

5 filmes russos para assistir nas telonas em 2019 (e torcer para que cheguem ao Brasil)

Além de animação e títulos de terror, tem até diretor misturando Dostoiévski com “Psicopata Americano”.

Спасти Ленинград (Salvando Leningrado)
O cerco a Leningrado é um dos momentos mais sombrios da história na memória coletiva da Rússia. Os cineastas soviéticos tentaram levar a história do cerco de dois anos e meio para as telonas. No entanto, “Para salvar Leningrado” é um dos poucos filmes modernos que se baseiam nos trágicos acontecimentos verídicos, e isso é o que há de mais intrigante na obra que será lançada em breve.

Jovens amantes se aventuram em uma barcaça criada para encontrar uma saída da cidade sitiada e salvar seus moradores. A missão de resgate cai por água abaixo quando uma tempestade atinge a barcaça. Para piorar as coisas, as forças nazistas começam a bombardear os destroços e seus sobreviventes.

O trailer disponível tem um quê de “Titanic”, de James Cameron, mas cabe lembrar que os acontecimentos por trás dos dois naufrágios são bem diferentes.

Data de lançamento na Rússia: 31 de janeiro de 2019

Последнее испытание (O calvário final)
Não se sabe exatamente se este filme é baseado no atentado terrorista durante uma apresentação do musical “Nord-Ost” em Moscou em 2002.

A versão inicial do roteiro, escrita logo após o atentado, foi inspirada no trágico evento que tirou pelo menos 170 vidas.

O autor e diretor do longa, Aleksêi Petrukhin, disse ter inicialmente planejado a história como uma homenagem à franquia americana “Duro de Matar”: um ex-policial está no lugar certo na hora certa e luta pela vida dos reféns.

Os planos mudaram após o lançamento do filme de estreia de Petrukhin, “Utchilka” (A Professora), um drama sobre uma educadora que se descontrola e faz seus próprios alunos de reféns. O cineasta afirmou ter se sentindo tão inspirado pela reação dos telespectadores (de modo algum unívocas) que colocou seus personagens principais no centro da nova história e mudou a linha do tempo, trazendo-a de 2002 a 2019.

No entanto, os acontecimentos foram tão graves que a história não consegue escapar de associações. Seja como for, o longa promete ação e muitos momentos de tensão.
Data de lançamento na Rússia: 7 de fevereiro de 2019

Волки и овцы (Lobos e ovelhas)
A indústria russa de animações garantiu um lugar ao sol no mercado global após o lançamento de “Masha e o Urso”, que bate recorde atrás de recorde. Por isso, é sempre bom manter-se informado sobre os novos filmes de animação feitos na Rússia. Neste filme, lobos e ovelhas enfim vivem juntos em paz. Mas sua coexistência pacífica é subitamente ameaçada por dois misteriosos recém-chegados: uma raposa ártica e uma ovelhinha.

Data de lançamento na Rússia: 24 de janeiro de 2019

“Amanhecer” (Рассвет) e o outros dos filmes de terror
O horror contemporâneo russo está renascendo: o primeiro semestre de 2019 marcará o lançamento de vários filmes do gênero: “Criatura”, “Amanhecer”, “Rainha de espadas” e “Convidados” são apenas alguns.

Até agora, o “Amanhecer” parece mais promissor, considerando seu arrepiante e emocionante teaser repleto de horrores gráficos e intensos. Neste filme, uma mulher se torna parte de um experimento destinado a curar pacientes que sofrem de pesadelos realistas. Junto com outros voluntários, ela é imersa em um pesadelo lúcido conjunto. O experimento dá errado e eles acordam em uma realidade completamente diferente, muito pior do que qualquer pesadelo.

E mesmo que esse filme em particular não atenda às expectativas de todos, o terror russo é definitivamente um gênero que veio para ficar.

Data de lançamento na Rússia: 31 de janeiro de 2019

Русский бес (Psicopata Russo)
Este filme já acabou o prêmio de “Melhor Direção” no festival de cinema Kinotavr em 2018 e chegará às telonas no primeiro semestre de 2019. Alguns críticos o comparam com obras de Dostoiévski temperadas com ultraviolência de “Psicopata Americano”. Esta comparação já é uma boa razão para assistir ao filme. Nele, um jovem artista se apaixona pela filha de um empresário próspero homem e é obrigado a iniciar seu próprio negócio para ganhar o respeito de seu exigente sogro. No entanto, ele logo percebe que alguém está prestes a prejudicar suas negociações e até colocar sua vida em risco.

A busca para encontrar o inimigo anônimo testará a natureza do homem e abrirá os cantos mais sombrios de sua mente.

Data de lançamento na Rússia: 31 de janeiro de 2019
Infelizmente, nenhum dos filmes acima têm data de estreia prevista para o Brasil. Títulos traduzidos livremente para o português.

Fonte: Russia Beyond