Brasil e Rússia discutem aprofundamento da cooperação bilateral no setor elétrico, hidrelétrico e nuclear

Brasil e Rússia discutem aprofundamento da cooperação bilateral no setor elétrico, hidrelétrico e nuclear

No marco da visita oficial à Rússia, o Ministro Bento Albuquerque reuniu-se na manhã de 13 de outubro com o Ministro da Energia da Rússia, Nikolay Shulginov. Os ministros trataram das perspectivas para o aprofundamento da cooperação bilateral e facilitação de negócios e investimentos recíprocos. Repassaram as evoluções no setor elétrico, hidrelétrico e nuclear, com destaque para o potencial de pequenos reatores nucleares modulares. Conversaram, também, sobre as perspectivas para o setor e petróleo e gás.

Bento Albuquerque e Shulginov coincidiram em que cada país deve traçar caminho próprio de transição energética, levando em consideração os respectivos interesses e vantagens competitivas nacionais. Reconheceram, ainda, a importância da colaboração em energia no âmbito do BRICS, bem como de reforçar os mecanismos de diálogo e cooperação bilaterais.

No período da tarde, Bento Albuquerque participou, ao lado do Ministro da Energia da Rússia, do painel da “Russian Energy Week 2021” dedicado aos desafios e oportunidades globais de transição energética, com foco no setor elétrico.

Bento Albuquerque destacou o papel central da energia renovável na matriz energética e elétrica brasileira, o que é resultado de décadas de políticas governamentais consistentes e investimentos. Reiterou a visão brasileira de que “não há caminho único para transição energética”.

O Ministro de Minas e Energia comentou as reformas estruturantes implementadas pelo governo brasileiro nos últimos três anos, com destaque para o novo mercado do gás, a reforma do setor elétrico e outras medidas que vêm contribuindo para aumentar a previsibilidade e a atração de investimentos ao país. Ressaltou, ainda, as oportunidades que se abrem com novas tecnologias nos setores nuclear, de biocombustíveis e de hidrogênio.

Fonte: Ministério de Minas e Energia