Brasil iniciará importação de pescados russos

Brasil iniciará importação de pescados russos

Três empresas russas receberam permissão para fornecer peixe e derivados ao país latino-americano.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou os resultados da inspeção de fábricas de peixe russas interessadas em fornecer seus produtos ao Brasil. A vistoria se iniciou ainda em novembro de 2018.

Das 108 empresas russas candidatas a exportar ao Brasil seus produtos, apenas 14 receberam permissão de acordo com a agência Fishnews. Entre as felizardas, está a fazenda coletiva Vostok-1, a Viciunai-Rus e a Yuzhmorrybflot.

Seguindo os requisitos brasileiros, os fornecedores devem se registar no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal antes do início das operações comerciais.

BRASIL CONTINUA A SER O 2o MAIOR FORNECEDOR DE CARNE À RÚSSIA

Embora o volume de importações esteja caindo, países da América Latina ainda fornecem 57,2% de toda a carne importada pela Rússia.
Em 2020, a Rússia importou 570,1 mil toneladas de carnes e derivados, ou seja, 18,8% menos do que em 2019, segundo a agência de informação e análise “IMIT”.

Os subprodutos de carne bovina e bovina representam 57,9% do total das importações, as carne de aves, 40% e carne de porco, 2,1%.

A Bielorrússia, o Brasil e o Paraguai continuam a ser os principais fornecedores de carne à Rússia.

Cerca de 40,9% de toda carne importada pela Rússia é proveniente da Bielorrússia, 24,7%, do Brasil e 14,1%, do Paraguai.

(fonte: Russia Beyond)