"BRICS - um arquipélago de estabilidade em meio a turbulências globais"

"BRICS - um arquipélago de estabilidade em meio a turbulências globais"

Em 2020, a presidência do BRICS será novamente transferida para a Rússia. O presidente Vladimir Putin descreveu as prioridades da presidência da Rússia na Cúpula do BRICS, realizada no Brasil de 13 a 14 de novembro, mas, além de tarefas específicas, o BRICS tem objetivos mais gerais em relação à ordem internacional. Qual o papel do BRICS no atual sistema de relações internacionais e na economia global? Quais são as características específicas de sua agenda e atividades? Essas e outras questões foram discutidas na sessão de especialistas realizada em 20 de dezembro no Valdai International Discussion Club, informa o serviço de imprensa do clube.

Segundo o russo Sherpa no BRICS, o vice-ministro de Relações Exteriores Sergei Ryabkov, “o BRICS é atraente porque é um grupo jovem que pode ser visto como uma ilha – ou um arquipélago, para ser mais exato – de estabilidade em meio à turbulência de circunstâncias imprevisíveis e que mudam rapidamente. , prioridades e abordagens. ”Em geral, o BRICS tenta construir uma ordem internacional multipolar e mais democrática. Sergei Ryabkov acredita que é extremamente importante que, nessas condições de instabilidade, o fórum defenda o respeito pela soberania nacional, proteja os princípios e normas do direito internacional e declare ilegítimas as medidas coercitivas unilaterais de qualquer país.

Segundo Ryabkov, durante a presidência do BRICS, a Rússia reafirmará seu forte compromisso com os princípios e valores do fórum, proporcionando uma transição “harmoniosa e suave” do Brasil. O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nos países do BRICS. A programação do evento já foi elaborada. Inclui duas cúpulas e cerca de 20 reuniões ministeriais a serem realizadas em várias cidades. Em geral, existem três pilares principais das atividades do BRICS, cada um com uma estratégia detalhada: paz e segurança; economia e finanças; e cultura e contatos pessoa a pessoa.

O potencial do BRICS é amplamente baseado no fato de que esse formato não oferece alternativas às normas internacionais existentes, não se envolve em competição e, portanto, não impõe sua agenda a outros atores internacionais. “Não teríamos sido capazes de avançar em nossa cooperação prática se tentássemos ajustá-la aos interesses políticos fugazes. Talvez as mudanças no cenário global adicionem certas cores às suas atividades, mas o BRICS terá que decidir se deve enviar um sinal para esse efeito ou não ”, observou Ryabkov. Ao mesmo tempo, o grupo está trabalhando para expandir sua influência e envolver outros países em suas atividades, o que está sendo parcialmente realizado nos formatos de diálogo “BRICS Plus” e “Outreach”.

Datas para BRICS 2020 e as cúpulas da SCO finalizadas

A cúpula do BRICS e a reunião do Conselho de Chefes de Estado da SCO serão realizadas em São Petersburgo, de 21 a 23 de julho de 2020, no âmbito da Presidência da Rússia da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) em 2019-2020 e da presidência russa do BRICS em 2020.

Fonte: BRICS