EVENTOS - CÂMARA BRASIL-RÚSSIA

11º Congresso Mundial das Câmaras de Comércio (ICC – Paris)

Seminário Empresarial / Programação Cultural – Visita dos Chanceleres do BRICS
ENAEX 2019 – Estande da Câmara Brasil-Rússia / BRICS
Reuniões do Conselho Empresarial Brasil-Rússia / CAN e CIC Brasil-Rússia
Cúpula dos Países BRICS – CEBRICS e Fórum Empresarial

Julho a Novembro de 2019
Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo/SP

Prezados Diretores, Associados e Entidades Parceiras,

É um prazer voltar a contatá-los para informar sobre os cinco eventos acima referidos, nos quais vimos atuando em estreita sinergia desde o início de 2019 com os Governos Federal, Estadual e Municipal do Rio de Janeiro, igualmente com apoio do Governo da Federação da Rússia, e da entidade BRICS Alliance, que organiza seminários empresariais e eventos culturais nos países-sede durante suas respectivas Presidências Rotativas do Agrupamento BRICS.

Temos convicção de que esta sequência de oportunidades que são apresentadas deverão ser de grande interesse, tanto às organizações brasileiras que atuam no mercado russo, e também no âmbito do BRICS, como as russas que atuam no mercado brasileiro. Gostaria de salientar que para estas iniciativas estamos atuando em parceria com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), aqui também copiada.

Fazemos nas linhas abaixo uma introdução a cada um dos eventos relacionados acima:

1) 11º World Chambers Congress / 11º Congresso Mundial das Câmaras de Comércio (ICC) – 12 a 14 de Junho / Rio de Janeiro

Pela primeira vez, o Brasil está sediando o maior evento de Câmaras de Comércio do mundo. A versão de 2019 acontecerá nos dias 12-14 de Junho de 2019 no Winsdor Convention Centre (Rio de Janeiro), com ênfase no compartilhamento de experiências e melhores práticas, no desenvolvimento das redes de relacionamento, no aprendizado sobre novas áreas de inovação, com a participação de representantes de mais de 100 países.

Realizado a cada dois anos, o evento é promovido pela World Chambers Federation (WCF), braço da International Chamber of Commerce (ICC) que congrega mais de 12.000 Câmaras de Comércio, e 45 milhões de empresas globalmente.

Com a participação da Câmara de Comércio e Indústria da Federação da Rússia (TPP), estando confirmada a vinda do Prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, o objetivo da 11ª edição do Congresso Mundial de Câmaras é unir os stakeholders e participantes da comunidade das câmaras de comércio nacionais e internacionais, para projetar-se em parceria o futuro, salientado-se o papel que as câmaras de comércio podem desempenhar para o desenvolvimento humano sustentável. Em especial, serão levantadas questões sobre como as ações empresariais podem contribuir com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Convidada a apoiar o evento, e divulgá-lo entre seus associados, parceiros e conveniados, a Câmara Brasil-Rússia somou esforços junto à ICC e à parceira brasileira, a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), por entender que o 11º WCC é uma excelente oportunidade para divulgar ambos os países, as conexões existentes entre Rússia e Brasil nacionalmente e globalmente, e os trabalhos dos agentes empresariais intervenientes russos e brasileiros.

Informações gerais sobre o evento estão disponíveis no link https://cacb.org.br/eventos/11th-chambers-congress/. ou pelo site www.worldchamberscongress.org.

2) Visita dos Chanceleres do Agrupamento BRICS / Eventos Empresariais e Culturais – 22 a 26 de Julho / Rio de Janeiro

Informamos que as Câmaras Bilaterais dos Países BRICS vêm atuando em estreita sinergia com Governos Federal, Estadual e Municipal do Rio de Janeiro, tendo em vista o adensamento efetivo das relações empresariais, comerciais e de investimentos entre os países BRICS, considerando igualmente o desenvolvimento sustentável, social e cultural intrabloco.

As Cartas Conjuntas resultantes de quatro reuniões prévias entre dirigentes e representantes destas entidades, iniciadas em Assembleia Geral da Câmara Brasil-Rússia, em 21 de fevereiro p.p, foi enviada ao Presidente da República, Jair Bolsonaro (em anexo), ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além de sete Ministros de Estado, específicas a cada um destes Altos Dignitários.

O Chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, já tomou conhecimento, e deu encaminhamento ao respectivo setor do Itamaraty, a “Coordenação Geral de Mecanismos Interregionais”, dirigida pelo Ministro Leonardo Gorgulho, instruindo que passássemos a tratar diretamente com seus representantes.

Da parte do Ministério da Economia, foi dado seguimento ao pleito enviado ao Ministro Paulo Guedes, tendo sido indicada a Secretária-Adjunta de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Yana Dumaresq Alves para as referidas gestões. Vide o anexo.

Assinalamos que estão programados eventos empresariais entre os dias 23 e 25 de Julho, e um evento para convidados em 25 de Julho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como consta nas cartas enviadas.

Para sua referência, aproveitamos também para anexar relatório da última reunião das Câmaras Bilaterais, ocorrida em 20 de março último, recebido da Coordenação de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Tendo em vista o seguimento dos trabalhos, gostaríamos de convidar A TODOS para a próxima reunião, no dia 25 de abril, 5ª feira, às 15:00 no Palácio da Cidade (Rua São Clemente, 360 – Botafogo – RJ).

3) Encontro Nacional de Comércio Exterior / ENAEX 2019 – 14 e 15 de Agosto / Rio de Janeiro

Afiliados e parceiros da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), entidade mais tradicional do Brasil, que atua para o fomento dos negócios internacionais brasileiros e da relação de investimentos, estamos em tratativas para que seja estabelecido na próxima versão do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2019) um núcleo de empresas russas, e brasileiras que operam na Rússia, visando sua participação como expositores e palestrantes, apresentando suas propostas e interesses a todo o mercado brasileiro. Na versão deste ano, haverá a presença de um grande estande coletivo dos EUA, de empresas da China, e dos países da CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa).

Com afluxo médio anual de 7.000 inscritos, entre eles 83% de profissionais, representantes de empresas de comércio exterior, governo e entidades financeiras, e 17% de acadêmicos, o evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto de 2019, no Centro de Convenções Sul América (Rio de Janeiro). Incluímos anexa apresentação institucional do ENAEX 2019, com todas as formas de participação, e os últimos Comunicados referentes à nossa participação como coorganizadores das reuniões empresariais no âmbito do BRICS, com apoio e parceria da Associação de Comércio Exterior do Brasil.

Informo ainda que, tendo em vista as tratativas referentes aos eventos no âmbito do BRICS – Reunião dos Chanceleres (Julho) e Cúpula dos Líderes (Novembro), será realizada reunião de coordenação nas dependências da AEB na 1ª semana de Maio.

Por reconhecer o ENAEX como sendo o evento mais importante do calendário fixo anual do setor, é expectativa da Câmara Brasil-Rússia que a participação de empresas russas, e brasileiras com atuação na Rússia, se torne uma constante a cada ano.

4) Reuniões empresariais no âmbito da Comissão de Alto Nível (CAN) Brasil-Rússia / Comissão Intergovernamental (CIC) Brasil-Rússia – 02 e 03 de Outubro (a confirmar) / Brasília

Em diálogos mantidos em 02 de Abril com o Presidente da Parte brasileira da CAN Brasil-Rússia, o Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, deverá ser confirmada a realização das reuniões de ambos os eventos, CAN e CIC Brasil-Rússia, nos dias 2 e 3 de outubro, em Brasília.

Esclarecemos que as Reuniões Conjuntas dos Conselhos Empresariais Brasil-Rússia (CEBR) e Rússia-Brasil, no âmbito da Subcomissão de Cooperação Econômico-Comercial da CIC Brasil-Rússia são prioritariamente destinadas a reforçar a cooperação econômica, comercial, científica, tecnológica, industrial e de investimentos entre os dois países, disponibilizando plataformas de aconselhamento a ambos os governos das prioridades a serem estabelecidas.

Informamos ainda que para as reuniões empresariais, que vêm sendo trabalhadas ao longo dos anos em estreita sinergia entre ambos os governos com a Câmara Brasil-Rússia, tanto no âmbito da CAN, como da CIC Brasil-Rússia, a recomposição da parte brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Rússia tem sido objeto de discussões nas reuniões organizadas pela Câmara Brasil-Rússia.

Serão muito bem vindas suas sugestões para a pauta dos assuntos empresariais que serão tratados durante estas iniciativas, bem como a reformatação do Conselho Empresarial Brasil-Rússia.

5) Encontro de Cúpula dos Países BRICS / Fórum Empresarial e Reunião do Conselho Empresarial do BRICS – 11-14 de Novembro / São Paulo e/ou Rio de Janeiro – Brasília

Está agendada a Cúpula dos Lideres nos dias 14 e 15 de Novembro, em Brasília, ficando a Reunião dos Conselhos Empresariais do BRICS para 11 de Novembro (CEBRICS), e um Fórum Empresarial a ser realizado no dia 12 de Novembro (locais a serem definidos oportunamente). O CEBRIBS tem como titulares pelo Brasil as empresas Vale, BRF, WEG, Embraer, e o Banco do Brasil, funcionando a Confederação Nacional da Indústria (CNI) como Secretaria-Executiva do evento empresarial.

Vimos efetuando gestões para a inclusão de questões sensíveis, do interesse mais estratégico no âmbito dos cinco países. As prioridades da presidência brasileira do BRICS para 2019 são o fortalecimento da cooperação em ciência, tecnologia e inovação, o reforço da cooperação em economia digital, o adensamento da cooperação no combate aos ilícitos transnacionais; e o incentivo à aproximação entre o New Development Bank (NDB) entre os círculos empresariais destes países.

Tendo em vista as gestões realizadas pela Câmara Brasil-Rússia junto ao governo brasileiro, com ênfase às respectivas Divisões competentes do Ministério das Relações Exteriores, juntamente com as outras Câmaras Bilaterais do Agrupamento, será muito oportuno receber suas sugestões de temas de interesse à pauta do que será tratado no mais Alto Nível.

Estão sendo confirmadas nos referidos eventos participações de organizações privadas e governamentais de todos os países BRICS. Considerando que há muitos pontos de cunho estratégico em curso, enaltecemos a grande importância da participação das representações das empresas russas, e das brasileiras com interesses na Rússia. Tratam-se de oportunidades ÚNICAS, em um momento em que a dinâmica geopolítica global move-se em ritmos cada vez mais ágeis.

Agradecemos pela atenção e interesse que nos são dispensados, colocando-nos e a Câmara Brasil-Rússia à inteira disposição para questões adicionais de nosso âmbito, na expectativa do recebimento de seus comentários direcionados a este email, com cópia a secretaria@brasil-russia.org.br, Sra. Maria Maia.