A Câmara

Gilberto Ramos e Presidente Putin no Brasil
Gilberto F. Ramos e o presidente da Rússia Vladimir Putin no Brasil

 

Fundada há 39 anos, a Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo (CBR) é uma organização profissional sem fins lucrativos, que nasceu com o propósito do desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, de investimentos, culturais, esportivas e em linhas gerais entre o Brasil e Rússia, atuando em estreita sinergia com os governos e entidades setoriais do Brasil e da Federação da Rússia.

Seguindo o padrão operacional das câmaras mais estruturadas do mundo, nos moldes da ICC (International Chamber of Commerce), a nova gestão quadrienal (2021-2024) conta com estrutura distribuída em diversas áreas, disponibilizando uma variedade de serviços para o suporte e desenvolvimento de negócios, que poderá variar segundo as demandas específicas de cada associado. Em julho de 2019 fomos a única câmara bilateral brasileira presente com estande próprio no 11º Fórum Mundial da ICC, e em novembro realizamos o maior evento empresarial bilateral do ano no contexto da XI Cúpula BRICS, o 1º Fórum Comercial e de Investimentos Brasil-Rússia, em Brasília/DF.

Elencamos abaixo uma lista de atividades que são oferecidas:

  • Organização de ações promocionais, (apresentações, conferências, seminários) com a participação do público específico desejado, representantes do empresariado e governos brasileiro e russo.
  • Promoção de Webninars em parceria com os conveniados russos, as maiores entidades daquele país, e com as representações regionais da entidade no Brasil, em função das novas necessidades surgidas com a pandemia global, e do novo modelo de negócios, em que as plataformas digitais se tornam fundamentais para a realização de negócios. Trata-se de um foco prioritário.
  • Suporte à exportação de artigos brasileiros para a Rússia, e da Rússia ao Brasil.
  • A busca de parceiros potenciais na Rússia e no Brasil para realização de negócios, conforme as áreas de atuação do associado.
  • Organização de missões oficiais e empresariais na Rússia e no Brasil.
  • Preparação de estandes dos afiliados em feiras setoriais no Brasil e na Rússia.
  • Desenvolvimento de pesquisas específicas de mercado.
  • Toda gama de serviços necessários ao suporte à implantação de escritórios de representação de empresas brasileiras na Rússia, e de firmas russas no Brasil.
  • Outros serviços necessários ao desenvolvimento do negócio (traduções, preparação e chancela de documentos, serviços de hospitalidade, etc.).
  • Assessoria na estruturação de programas de inteligência de mercado, inclusive busca de apoio dos órgãos de fomento – bancos e fundos russos e brasileiros, conforme as necessidades do associado.

 

Graças aos estreitos laços com os governos de ambos os países, bem como suas respectivas associações patronais e empresariais de segmentos produtivos distintos, a Câmara Brasil-Rússia ajuda a transpor barreiras culturais, sociais e administrativas para seus associados e entidades parceiras.

SERVIÇOS E BENEFÍCIOS A AFILIADOS E PARCEIROS

  1. Imagem institucional
    O envolvimento da imagem de sua empresa com uma organização como a Câmara Brasil-Rússia, sólida, e dotada largo prestígio há diversos anos em ambos os países, abre horizontes para associá-la ao negócio bem-sucedido.
  2. Promoção e agilização de negócios
    Os Associados da entidade podem encurtar algumas etapas operacionais, e agilizar seus negócios, utilizando-se do potencial de contatos com órgãos estatais e empresariais já à disposição. A CBR tem servido há muitos anos como “ponte” entre entidades, empresas e governo, buscando a proteção efetiva dos interesses de seus parceiros e afiliados diante de instituições federais, regionais e municipais, no Brasil e na Rússia.
  3. Comunicação e Marketing
    É facultada a divulgação do perfil da empresa associada nas ferramentas de mídia, onde a Câmara Brasil-Rússia dispõe de espaço para a promoção dos próprios associados (site, newsletter, impressos diversos), e a divulgação de material ilustrativo dos afiliados, como catálogos e folders, pode se dar em nossa sede, nos escritórios de representação, e em entidades e diversos órgãos parceiros.
  4. Participação gratuita em importantes eventos de negócios
    A Câmara Brasil-Rússia organiza periodicamente grandes eventos de negócios (conferências, seminários, fóruns) com a participação de empresas e entidades setoriais, e frequentemente em parceria com ambos os governos. Os membros da entidade são prioritariamente informados acerca destas iniciativas, e convidados a participar usualmente sem custos de inscrição (gastos com alimentação, bebidas, viagens e locomoção local não estão incluídos).
  5. Acesso à informação
    Especialistas da Câmara Brasil-Rússia recomendam aconselhamento profissional especifico aos seus associados, acerca das características culturais, sociais e legais, e idiossincrasias distintas necessárias à realização de negócios no Brasil e na Rússia. A entidade disponibiliza aos seus membros informações atualizadas em ambos os países sobre a situação socioeconômica, propostas de exportação, contratos públicos, e necessidades do mercado.
  6. Trabalho com organizações parceiras
    A entidade atua em estreitas linhas de cooperação com as Confederações Nacionais da Indústria (CNI) e do Comércio (CNC), a Confederação das Associações Comerciais do Brasil, como membro associado da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), e da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Na Rússia, são mantidos acordos operacionais com a maior entidade empresarial do país, a Delovaya Rossyia (All-Russia Business Association), com a Câmara de Comércio e Indústria da Federação da Rússia, Câmara de Comércio de São Petersburgo, com a BRICS Alliance, e com MILE Unity Foundation, das líderes globais na implementação das plataformas de blockchains.
    O acesso a todas estas organizações é estendido aos afiliados, e uma gama completa de informações sobre suas atividades pode ser disponibilizada.
  7. Economizando tempo e recursos financeiros
    Para alguns dos serviços elencados, como traduções, organização de rodadas de negócio, pesquisas de mercado, serviços de hospitalidade, etc., os afiliados usufruem de descontos que podem chegar a 40%.
    Como as demandas de cada associado podem variar, de acordo com suas necessidades específicas, soluções são trabalhadas individualmente.

Fundada em 1982, a Câmara Brasil-Rússia de Indústria Comércio e Turismo tem entre seus associados empresas e entidades brasileiras e russas de todos os portes e nas mais diversas áreas de atuação.
Presidente: Gilberto F. Ramos

ENDEREÇO

Avenida Beira Mar, 262 / 803 Centro – Rio de Janeiro/RJ, Brasil
CEP 20021-060

Telefone: 55 (21) 3420-0105

Inscrever-se na Newsletter

    © Copyright Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria & Turismo. Todos os direitos reservados.