Câmara Brasil-Rússia e ABDIB assinam Acordo de Cooperação Reunião de Trabalho – Encerramento das Atividades de 2019

Câmara Brasil-Rússia e ABDIB assinam Acordo de Cooperação Reunião de Trabalho – Encerramento das Atividades de 2019

SUMÁRIO DOS TRABALHOS e DISCURSOS DOS PRESENTES

Em 16 de dezembro de 2019, ocorreu no Rio de Janeiro a Reunião de Trabalho – Encerramento de Atividades de 2019 da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo, realizada na Fecomércio/RJ, situada à Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo.

Foi dado início ao encontro às 10h15, conforme convite enviado aos associados, membros da Diretoria e Conselhos, inicialmente em 26 de novembro, atualizado em 09 de dezembro com a agenda do dia atualizada.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente Nacional da Câmara Brasil-Rússia, Gilberto Ramos, agradeceu pelo algo quórum dos presentes, em particular os que vieram de outros estados, em especial o Ministro-Conselheiro Andrei Petrov, da Embaixada da Rússia no Brasil, o General Roberto Escoto, Gerente de Investimentos da Apex-Brasil, o Diretor Internacional da ABDIB, Igor Rocha, e os representantes da FINEP, da Prefeitura e do Governo do Estado do RJ.

Presente ao início da Sessão, o Presidente da Fecomécio/RJ, Antonio Florêncio Queiroz Júnior, disse ter a Rússia no mais alto apreço, reconhecendo o enorme potencial de negócios existente para ser desenvolvido com o Brasil, acrescentando ter visitado o país recentemente, tendo verificado a riqueza cultural e o imenso acervo tecnológico de última geração existente, tendo desejado pleno êxito aos trabalhos do encontro.

Na sequência, Ramos deu seguimento conforme os itens da ordem do dia:

1) Apresentação de resultados dos eventos realizados em 2019: 1º Fórum Comercial e de Investimentos Brasil-Rússia; Cúpula do BRICS / Conselho Empresarial do BRICS; Abertura do Escritório Regional no Espírito Santo; Participação no Brazil Investment Forum 2019 ; Visita dos Chanceleres do BRICS ao Rio de Janeiro; Participação como expositores no Congresso Mundial das Câmaras de Comércio (ICC).

Ramos discorreu conforme a ordem cronológica dos principais eventos de 2019, chamando a atenção dos presentes para as imagens de todas estas realizações, que já vinham sendo passadas de forma contínua em apresentação projetada na tela do auditório.

Inicialmente, ressaltou a grande importância da Câmara Brasil-Rússia ter participado como expositora de 12 a 14 de junho do 11º Congresso Mundial das Câmaras de Comércio, uma realização da International Chamber of Commerce (ICC), sediada em Paris, tendo como parceiro no Brasil a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). A entidade foi a única câmara bilateral brasileira a ter estande próprio, junto ao da Câmara de Comércio e Indústria da Federação da Rússia, candidata a sediar o 13º Congresso da ICC. O Presidente da Câmara Brasil-Rússia enfatizou as conexões feitas com empresários do mundo todo, e dirigentes entidades análogas dos mais diversos países, em especial com os próprios dirigentes da ICC, como o Presidente Hamad Buamim, a quem dirigiu ofício agradecendo pela acolhida, e declarando apoio à candidatura de Moscou a sediar o congresso da ICC, em 2023.

Na Reunião dos Chanceleres dos Países BRICS, em 25 e 26 de julho, quando foram estabelecidas linhas-mestras da Cúpula dos Chefes de Estado de novembro, Ramos ressaltou os encontros com os líderes da Chancelaria da Rússia, em especial o Chanceler Sergey Lavrov e o Embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov. Após estas tratativas, deliberou-se pela realização em Brasília de um evento bilateral, que acabou ocorrendo em 11 de novembro.

Em 1º de outubro, foi instalada no Palácio Anchieta, com a presença do Governador Renato Casagrande e do Embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, a nova representação da entidade no Estado do Espírito Santo, que passa a ter sede própria, chefiada pelo advogado e empresário Ulisses Borges de Resende. O Termo de Posse, assinado também pelos dois altos dignitários, contempla o fomento dos investimentos bilaterais, e a organização de visitas receptivas e missões à Rússia, a primeira a ser liderada pelo Governador Casagrande no 1º semestre de 2019, com as principais lideranças institucionais e empresariais capixabas.

No “Brazil Investment Forum”, organizado em São Paulo pela Apex-Brasil nos dias 11 e 12 de outubro, Ramos informou sobre a participação dos representantes de associadas, três das principais empresas russas que mantêm representação no Brasil, assinalando que é evento de repercussão global, aberto pelo Presidente da República, com a presença de quase todos os Governadores brasileiros, e 11 Ministros de Estado, garantindo que a Câmara Brasil-Rússia voltará a apoiar e participar da versão de 2020.

No dia 11 de novembro, foi realizado pela Câmara Brasil-Rússia em Brasília, no âmbito da XI Cúpula do BRICS, um evento de grande repercussão, com diversas das principais empresas e entidades russas e brasileiras, em parceria com a Embaixada da Rússia e a Seção Russa do Conselho Empresarial Rússia-Brasil, liderado pelo empresário Andrey Guryev, que copresidiu a Sessão de Abertura do intitulado 1º Fórum Comercial e de Investimentos Brasil-Rússia, objeto da confecção de outro sumário dos trabalhos realizados, já enviado aos associados, diretores e parceiros. Considerado por Ramos como das mais importantes realizações já efetuadas ao longo de seu mandato, disse acreditar que tenham sido plantadas as bases para o desenvolvimento sustentável das relações em linhas gerais entre os dois países, especialmente em função da criação de laços próximos com as contrapartes russas.

Por fim, Ramos discorreu sobre sua participação nas reuniões do Conselho Empresarial dos Países BRICS, em 12 e 13 de novembro, evento fechado pelos cinco Chefes de Estado, frisando os grandes avanços obtidos nos Grupos de Trabalho de Infraestrutura, “Working Skills”, sob a liderança do SENAI, e de Economia Digital, e ressaltou a importância da abertura do New Development Bank, o “Banco do BRICS”, ferramenta fundamental para a consolidação do bloco. Informou ainda que a entidade voltará a participar da versão de 2020, a se dar na Rússia, em São Petersburgo, durante o mês de julho.

2) Discussão sobre a criação de Comitês Setoriais nos segmentos de Infraestrutura e Logística, Agropecuário, Defesa e Segurança.

O Presidente da Câmara Brasil-Rússia informou aos presentes que o tema seria tratado juntamente com o item “6” da agenda, “Recomposição da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Rússia”.

3) Apresentação da grade de eventos para 2020, incluídas missões à Rússia, visitas de delegações empresariais e governamentais russas, participação em feiras e exibições setoriais diversas de interesse bilateral.

A representante do Departamento Comercial da Câmara Brasil-Rússia, Ângela Mesquita, efetuou uma apresentação dos principais eventos que serão realizados pela entidade em 2020, que será enviada a todos os afiliados, diretores e parceiros.

Ramos ressaltou a importância da realização de um painel brasileiro durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), de 3 a 6 de junho, considerado o principal evento de cunho político-institucional e empresarial no calendário fixo da Rússia, organizado pela Rosscongress, que mantém convênio operacional com a Câmara Brasil-Rússia.

Presente à reunião, o Gerente de Investimentos da Apex-Brasil, General Roberto Escoto, concordou que seria de grande importância que se conseguisse realizar tal painel, e que a Agência poderá apoiar esta iniciativa.

O Diretor da ABDIB, Igor Rocha, e o Chefe da Representação da Câmara Brasil-Rússia no ES, Ulisses Resende, informaram que será muito importante que as respectivas missões, da ABDIB, e do Governador Casagrande, chefiando a delegação do Espírito Santo, ocorram neste período, e que a visitação do SPIEF seja incluída na agenda.

A Diretora de Eventos da Câmara Brasil-Rússia, Fabiana Amorim, fez apresentação sobre as ativações que serão realizadas durante nove dias do mês de fevereiro no âmbito do Carnaval, quando algumas das principais organizações russas e brasileiras promoverão encontros, culminando com a participação no camarote corporativo do Sambódromo, da Escola de Samba Portela, considerada das mais tradicionais agremiações do Rio de Janeiro.

4) Palestra do Gerente de Investimentos da Apex-Brasil, General Roberto Escoto, intitulada “O papel da Apex-Brasil nas relações comerciais Brasil-Rússia”. Menção ao Memorando de Cooperação assinado em novembro entre a Apex-Brasil e a seção russa do Conselho Empresarial Brasil-Rússia.

Na apresentação, o General Roberto Escoto ressaltou a importância para o Brasil de que sejam incentivadas as operações de comércio exterior entre os dois países, para o que a relação de investimentos se trata de ponto crucial para a sustentabilidade do desenvolvimento dos negócios bilaterais. Entre os destaques do planejamento estratégico nessa direção, Escoto ressaltou os principais pontos do Memorando de Entendimentos assinado com a Seção Russa do Conselho Empresarial Rússia-Brasil em 28 de novembro, durante o seminário “Oportunidades de Investimentos no Brasil”, organizado pela Embaixada do Brasil e pelo escritório da Apex-Brasil em Moscou. Na ocasião, foram destacadas as reformas estruturais promovidas no país nos últimos meses, e o Presidente do Conselho Empresarial Rússia-Brasil, Andrey Guryev, indicou que a entidade facilitará a comunicação com as empresas russas interessadas em investir no Brasil.

Ao final, o dirigente da Apex-Brasil disse ter ficado bastante satisfeito com a disposição da grade de eventos para 2020 da Câmara Brasil-Rússia, assinalando o interesse concreto em trabalhar em uma parceria estreita e sustentável com a entidade.

5) Discussão do programa “Visão 20-30 / Agenda para o Futuro”, para o fomento sustentável das relações bilaterais no âmbito da Câmara Brasil-Rússia e da seção brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Rússia. Efetuada por especialistas da Fatuan.co.

Ramos abriu o painel, sinalizando que é o firme propósito da entidade promover o maior inter-relacionamento no ambiente da Câmara Brasil-Rússia, suas regionais, afiliados, diretores e paceiros, e igualmente com as contrapartes russas, criando novas plataformas de comunicação através das quais todos ficarão informados de imediato sobre os eventos e oportunidades, gerando maiores valores para todos os interessados. Sublinhou que urge o reposicionamento, tornando a Câmara um “Hub” de novos negócios entre os dois países, ampliando sua rede, e abrindo portas para novas parcerias. Para tanto, será implementado um programa de transformação digital, fazendo uso de novas tecnologias e das principais redes da mídia digital.

Durante a apresentação do Diretor da Fatuan.co, André Dessandes, foi exposto um histórico das transições das mídias eletrônicas ao longo dos últimos anos, sendo traçado o prognóstico do futuro mais próximo, e demonstrado um infográfico com mapa das tendências atuais para a ampliação e qualificação do networking, e as transformações das relações da sociedade moderna, focando especificamente as grandes corporações, ressaltando a utilização da  tecnologia, da criatividade e do conhecimento.

Dessandes expôs cases atuais nos quais seu grupo vem atuando, como os culturais Rock in Rio e o artista Nando Reis, e entidades de classe congêneres de segmentos produtivos diversos.

Ao fim, discorreu o escopo do Piloto, e o cronograma com as fases do projeto a ser implementado na Câmara Brasil-Rússia, sendo o pré-projeto a ser consolidado em até 90 dias.

Ao final, Gilberto Ramos chamou a todos para que se motivem a fazer parte deste legado, participando do empreendimento com o poder de ser um divisor de águas da instituição, e, sobretudo, das relações entre o Brasil e a Rússia.

6) Recomposição da seção brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Rússia. Discussão e apresentação de novos nomes.

Como relatado no item “2”, Ramos discorreria sobre os Comitês Setoriais da entidade, de Infraestrutura e Logística, Agropecuário, Defesa e Segurança, juntamente com a recomposição da seção brasileira do CEBR. O dirigente propôs que as respectivas empresas listadas passem também a compor os Comitês, conforme as áreas de sua competência. 

Inicialmente, Ramos informou que, nas composições anteriores, a seção brasileira sempre contou com integrantes dos setores governamentais e privados, ressaltando que o grupo não tem personalidade jurídica, e serve como organismo de suporte ao adensamento das relações bilaterais, e de consulta aos governos em ocasiões tais como as reuniões da Comissão Intergovernamental de Cooperação (CIC) e Comissão de Alto Nível (CAN) Brasil-Rússia, que se reúnem regularmente, sempre com participação empresarial. O dirigente demonstrou que na composição atual dos parceiros da seção russa do Conselho, este mesmo modelo é seguido, com integrantes dos principais bancos estatais russos de fomento, dirigentes dos ministérios ligados à área econômica e ás relações exteriores, além da classe empresarial russa.

Dando seguimento, o representante da Câmara Brasil-Rússia discorreu sobre os nomes das empresas e entidades de classe que deverão compor a Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil –Rússia:

ABDIB, ABIEC, ABIMAQ, ABIMDE, ABIPESCA , ABITRIGO, ABPA, AEB, Alibem, Apex-Brasil, Banco do Brasil, BANDES, BNDES, BRF, Castro Barros Advogados, CJT Engenharia e Construções, Confederação Nacional da Indústria – CNI, Cooperativa Aurora, EMBRAPA, EMBRATUR, Gazprom do Brasil, IBP, Liderroll Indústria de Suportes Estruturais, Norgercon Engenharia, Noronha Pescados, Petrobras S/A, Phosagro Brasil, Pronto RJ, Rosatom América Latina, Rosneft Brasil, SEBRAE, SIMDE, Siqueira Castro Advogados, Sodrugestvo Brasil, Tirolez Laticínios, Tubos Ipiranga, Ulisses Borges de Resende Advogados, Uralkali Brasil, UTZVM do Brasil e Viva Bank.

Ao fim, Ramos convidou também os presentes a tomarem parte do grupo, entre eles Cluster Tecnológico Naval do RJ (representando Emgeprom), Fatuan.co, FINEP, FIRJAN, Nuclep, e Tozzini Freire Advogados.

7) Assinatura de Memorando entre a Câmara Brasil-Rússia e a ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base.

Representando a ABDIB na reunião, o Diretor de Relações Internacionais, Igor Rocha, trouxe o Termo assinado pelo seu Presidente, Venilton Tadini, tendo sinalizado que a Rússia se apresenta com o potencial de uma grande parceira estratégica para o seu setor em linhas gerais, tanto no da logística, como também no de energia, enfatizando a Missão Empresarial que deverá ocorrer em Junho, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Ele informou sobre a expansão das atividades da ABDIB, e que, entre outras questões, o Acordo de Cooperação contempla missões à Rússia, e também receptivas em áreas distintas de seu segmento, além da troca permanente de informações que sirvam ao seu cumprimento.

O Termo foi assinado pelo Presidente da Câmara Brasil-Rússia, Gilberto Ramos, e pelo Ministro Conselheiro da Embaixada da Rússia, Andrei Yurievitch Petrov como testemunha.

Ao término dos discursos, o Ministro Andrei Petrov teceu suas considerações, tendo se declarado altamente satisfeito com o curso concreto e efetivo dos trabalhos realizados, assinalando o caráter excepcional das intervenções que foram feitas por todos os presentes, e a riqueza dos conteúdos apresentados. Petrov informou ainda que a Chancelaria russa moverá os maiores esforços para que seja efetivado um “Painel do Brasil” durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, pois esse é um desejo inequívoco de ambas as partes.

A Reunião de Trabalho foi finalizada às 13h00, tendo o Presidente da Câmara Brasil-Rússia informado que as apresentações efetuadas seriam enviadas a todos os presentes, incluídos aos associados, diretores, representantes regionais e parceiros que não tiveram oportunidade de comparecer, desejado um final de ano pleno de paz e harmonia.

Enfatizou ao fim que 2020 promete ser um marco para o desenvolvimento exponencial das relações econômico-comerciais, tecnológicas, culturais e de investimentos entre o Brasil e a Rússia, tendo em vista os avanços obtidos em 2019, e as plataformas desenvolvidas.

Durante Reunião de Trabalho em 16 de Dezembro, a Câmara Brasil-Rússia e a ABDIB assinaram Termo de Cooperação. Na foto, o Presidente Gilberto Ramos, com o Ministro Conselheiro Andrei Petrov ao centro, da Embaixada da Rússia, e o Diretor Internacional da ABDIB, Igor Rocha. À esquerda da foto, a Gerente Comercial da Uralkali, Nadezhda Ulanova, e o Diretor Adjunto da Gazprom Brasil, Enissey Avdeev, à direita o General Roberto Escoto, Gerente de Investimentos da Apex-Brasil, e Wilson Almeida, Coordenador da Apex-Brasil
Gilberto Ramos assinando o Termo de Cooperação com a ABDIB
Ministro Conselheiro Andrei Petrov, da Embaixada da Rússia, assinando como testemunha o Termo de Cooperação com a ABDIB
Gilberto Ramos, discursando na assinatura do Termo com a ABDIB;
Afiliados e Diretores da Câmara Brasil-Rússia, durante a Reunião de Trabalho
Os presentes assistem à apresentação do diretor da Fatuan.co, André Dessandes
De costas, o Diretor da Tirolez, Paulo Hegg, efetua suas considerações
A Diretora da Agência Pronto RJ, Fabiana Amorim, faz apresentação sobre o camarote corporativo da Câmara Brasil-Rússia durante o Carnaval da Portela.
Os presentes assistem à apresentação da Grade de Eventos para 2020.