Chanceleres de Brasil e Rússia fortalecem Parceria Estratégica

Chanceleres de Brasil e Rússia fortalecem Parceria Estratégica

No dia 30 de novembro de 2021, Serguei Lavrov, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação de Rússia, realizou conversações com Carlos Alberto Franco França, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil. O referido encontro ocorreu em Moscou.

Os ministros discutiram os assuntos atuais das relações bilaterais, consideraram as medidas para ampliar a cooperação em diversas áreas, bem como aspectos fundamentais da interação na cena internacional. As negociações resultaram na assinatura Plano de consultas políticas entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia e o Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil para 2022-2025.

Serguei Lavrov assinalou: “O Brasil é nosso parceiro estratégico, estamos a cooperar estreitamente em vários formatos bilaterais, que são únicos em muitos aspectos, assim como no âmbito da ONU, G20, BRICS.Nossas relações desenvolvem constantemente e baseiam-se na amizade, no respeito mútuo e na consideração dos interesses mútuos, independentemente das circunstâncias. A entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU em 2022 abrirá novas oportunidades, e adicionará novos rumos à nossa estreita parceria.”

(repostagem do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússa / МИД России