Com 80 toneladas, monumento ao soldado soviético será atração de Rjev

Com 80 toneladas, monumento ao soldado soviético será atração de Rjev

Estátua de bronze com 10 metros de altura está sendo erguida na região de Tver.

O novo monumento ao soldado soviético, que celebrará a batalha de Rjev em 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, está sendo construído perto de um acostamento na rodovia M9 Báltico, que vai de Moscou até a fronteira com a Letônia.

“Quando tomamos a decisão de construir esse memorial, ficamos surpresos ao descobrir que não há um monumento semelhante dedicado ao soldado na Rússia. Há um monumento à vitória [sobre os nazistas] e à pátria, mas não temos monumentos decentes dedicados especificamente ao soldado que, por nossa liberdade, deu sua vida e derramou seu próprio sangue. Tais monumentos permaneceram fora de nossas fronteiras, como o de Aliocha (Plovdiv), na Bulgária, ou o Soldado da Liberação, em Berlim”, explicou Nikolai Ovsienko, vice-ministro da Cultura russo.

As batalhas na área de Rjev e Viazma, durante a Segunda Guerra Mundial, deixaram 1,1 milhão de mortos. Centenas de veteranos se reúnem na região todos os anos.

“Não é algo fictício, mas um feito real que nossos ancestrais realizaram e pelo qual podemos ser gratos. Estamos convencidos de que esse monumento será uma verdadeira obra-prima. É muito comovente e quero enfatizar que não será dedicado à vitória, mas a uma façanha. Estou convencido de que esse lugar será popular e atraente para os visitantes ao longo dos anos”, acrescentou Ovsienko.

Fonte:Russia Beyond