Desafio do BRICS é resolver questões sobre protecionismo, diz Tereza Cristina

Desafio do BRICS é resolver questões sobre protecionismo, diz Tereza Cristina

De acordo com a ministra, o clima é favorável e bloco poderá desenvolver novas parcerias no futuro

Durante o encontro dos vice-Ministros da Agricultura do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – em Brasília, a ministra Tereza Cristina enfatizou, mais uma vez, o que caracterizou como “urgente necessidade de se resolver as questões e tendências ao protecionismo, isolacionismo e unilateralismo entre os parceiros do bloco”.

Durante o encontro, os participantes debateram questões como apoio para o desenvolvimento conjunto de pesquisas científicas, inovação tecnológica, economia digital, fomento a contatos entre o setor produtivo, além da criação de um Banco de Desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Em seu discurso, Tereza Cristina declarou que “o Brasil país está pronto e disposto a contribuir para garantir a segurança alimentar global, incorporando, no centro de sua estratégia, os princípios do desenvolvimento sustentável. Nós temos vários temas, o acordo com a União Europeia, que precisa prosseguir, e também discutir como isso se dará nos próximos (anos), incluindo a aprovação pelos parlamentos”, comenta ela, analisando o panorama local do País, a partir da perspectiva agrícola.

NOVOS MERCADOS – A ministra ainda falou em tom otimista sobre os novos passos do bloco. Em sua avaliação, “as coisas agora caminharão. Nós temos aí um ótimo clima de discussão. No agro, alguns problemas entre nós, que nos afetam e que temos que trabalhar uma nova maneira de ganhar novos mercados”.

No revezamento das cadeiras, caberá ao Brasil representar o grupo de países pelos próximos semestre e, no final do ano, ser sede de mais uma rodada de negociações do Mercosul, marcada para acontecer em Beto Gonçalves, na Serra Gaúcha.