Equipe de São Paulo vai disputar final do Global Management Challenge na Rússia

Equipe de São Paulo vai disputar final do Global Management Challenge na Rússia

Competição de simulações sobre administração de empresas teve três etapas no Brasil para decidir finalista

RIO – Foi anunciada nesta terça-feira a equipe brasileira que representará o Brasil na final internacional do Global Management Challenge (GMC), que será disputada em julho, em Ecaterimburgo, na Rússia: a Target, da ESPM de São Paulo. Criado em 1980, o GMC tem como objetivo promover a tomada de decisão, por meio de uma série de provas em simulações de negócios entre equipes de profissionais e universitários.

— A expectativa é que o Brasil possa crescer e se desenvolver na etapa mundial, que tenha o impacto que merece. Essa é uma ferramenta fundamental entre o mundo acadêmico e empresarial — diz João Matoso Henriques, diretor executivo do grupo português SDG – Simuladores e Modelos de Gestão.

O evento foi realizado pela agência Multicom, em parceria com a SDG. Teve patrocínio da Oi e contou com O GLOBO e as revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, da Editora Globo, como parceiros de mídia.

Das 33 equipes que iniciaram a competição nacional, apenas oito chegaram à etapa final. A Lit, da Oi, no Rio; uma equipe da Universidade do Pará; cinco equipes da universidade Anhembi Morumbi (SP) e a Target, da ESPM. Os participantes são, principalmente, estudantes e profissionais de áreas como Administração e Economia.

Na disputa, cada equipe tinha de assumir o conselho de administração de uma empresa virtual. O desafio é traçar uma estratégia para a companhia, levando em conta a concorrência e o ambiente econômico. Os resultados são medidos pelo retorno aos acionistas e o valor das ações.

Vencedores estudarão até 4 horas por dia

A Target disputará a final em julho com oito equipes. O prêmio recebido pela etapa nacional consiste na ida a Ecaterimburgo. Lá, o primeiro lugar recebe um troféu pelo prestígio de ser a equipe vencedora em uma competição que contou com mais de 7 mil equipes de todos os continentes.

Para um dos integrantes da Target, o estudante Richard Campos, de 19 anos, é emocionante representar o Brasil internacionalmente.

— Tivemos aula de jogos de empresa, e com isso fomos convidados pelo professor a competir no GMC. Ele nos ajudou em todas as decisões, e acabamos sendo vencedores na final. É a nossa primeira vez no Rio e será também na Rússia — conta ele, cuja equipe estudará cerca de três a quatro horas por semana para a competição.

Esteve também presente no evento o presidente da câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo, Gilberto Ramos:

— É uma iniciativa muito importante. Na competição, as equipes podem desenvolver uma inteligência estratégica no âmbito internacional, além de promover a inserção geopolítica do Brasil no cenário mundial.

Fonte: O Globo