Espírito Santo ganha escritório da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo

Espírito Santo ganha escritório da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou o documento de abertura do escritório de representação da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo no Espírito Santo. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (1), no Palácio Anchieta, em Vitória.  O evento contou com a presença do embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.

Com atuação na busca de oportunidades para ambos os países e focada em interesses bilaterais, o escritório da Câmara Brasil-Rússia executará ações para intensificar a relação de empresas e instituições capixabas com o comércio exterior russo. Além disso, também facilitará a inserção de companhias do país europeu em negócios aqui no Estado.

Para o governador Casagrande, a relação de comércio com outros países é fundamental para o desenvolvimento do Espírito Santo.

“É bom estreitarmos essas relações. Já estamos com muitos conflitos hoje no mundo. São diversas dificuldades mundo afora. É bom que um Estado equilibrado como o nosso, com o desejo que temos para fazer com que sejamos a porta de saída para o mundo e a porta de entrada do mundo para o Brasil, tenha boas relações, como a que estamos realizando hoje. Criamos o Fundo Soberano para atrair empresas que queiram investir no Espírito Santo. O Governo Federal precisa ter equilíbrio nas relações internacionais. Na hora que vocês estão conosco é um sinal claro de que podemos trabalhar juntos”, disse o governador, aos presentes na solenidade.

De acordo com o chefe da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo no Espírito Santo, o advogado Ulisses Borges de Resende, o Brasil movimenta, anualmente, cerca de US$ 5 bilhões de dólares a partir do intercâmbio comercial entre os dois países. “O potencial das duas nações nos mostra que esse número pode chegar a um nível ainda mais expressivo. A atuação das câmaras de comércio é essencial para aproximar e garantir os parceiros mais adequados para a ampliação dessa relação”, comentou.

No Espírito Santo, a atuação da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo tem por objetivo estabelecer parcerias com alguns dos setores mais estratégicos da economia capixaba como petróleo, cacau, café, rochas ornamentais, açúcar, frutas, dentre outros. A Câmara tem como propostas desde a intermediação de uma simples troca de mercadorias até uma cooperação mais profunda, como uma integração de indústrias. Ela também atua em áreas mais amplas como a científica, cultural e educacional.

Também estiveram presentes ao evento o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip; o presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande; o diretor-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Cael Linhalis; diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest), Tasso Lugon; e o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado (Ceturb-ES), Rafael Trés.

Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo

O papel da instituição, que possui representações também no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia, além de pesquisar parceiros interessados em cooperação mútua, é auxiliar com documentos e certificações. No Estado, a sede da Câmara ficará na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 955, Ed. Global Tower, Sala 1504, Enseada do Suá, Vitória, ES. O telefone de contato é (27) 3100-2314.

Fonte: Governo ES