Estudante da UnB é selecionado para programa de estudos sobre Brics na Rússia

Estudante da UnB é selecionado para programa de estudos sobre Brics na Rússia

Iniciativa treina jovens sobre questões políticas, econômicas e humanitárias do grupo. Ao todo, oito brasileiros foram escolhidos.

O estudante de direito da Universidade de Brasília (UnB) Otávio Henrique Mayrink, de 22 anos, é um dos oito brasileiros selecionados para a segunda edição do programa Brics International School.

O evento ocorre entre 26 e 30 de agosto em Moscou, na Rússia, e vai treinar jovens sobre questões políticas, econômicas e humanitárias dos Brics – bloco formado por cinco países com economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Segundo o jovem, a responsabilidade de estar entre os selecionados é grande, mas a alegria é maior. “Me sinto honrado e feliz. Vou dar o meu melhor para representar o Brasil”, afirma.

Nascido em Montes Claros, Minas Gerais, Otávio se mudou com a mãe para a capital federal em 2004, depois que ela foi convocada pelo Exército. Atualmente, o jovem cursa o 10º semestre na UnB.

Na Rússia, o jovem participará de debates voltados a economia, tecnologia e política internacional, os principais temas de interesse dele.

“[O programa] juntou duas paixões: a Rússia, que é um país que sempre me fascinou, com a área internacional tecnológica. É uma oportunidade única poder trazer todo esse conhecimento para o Brasil.”

Os selecionados para o programa vão receber uma bolsa para custear as aulas, a estadia em Moscou, programação cultural, alimentação e transporte no país. O único gasto do candidato é com a passagem aérea até a capital russa.

Para pagar o deslocamento, Otávio fez uma vaquinha online e embarcou para Moscou nesta sexta-feira (23). A previsão é que ele chegue ao destino no domingo (25).

Experiências e futuro

A experiência na Rússia será a segunda de Otávio no exterior. No primeiro semestre do ano, ele fez um intercâmbio acadêmico no Canadá, onde estudou Direito.

Os planos do jovem para o futuro incluem o sonho de seguir a carreira de diplomata.

“Minha mãe sempre me ensinou a retribuir tudo aquilo que a gente aprende e recebe na vida. Eu quero servir ao meu país, meu povo”, afirma.

Estudos em Moscou

Esta é a segunda edição do programa de estudos Brics International School, realizado pelo Russian National Committe on Brics Research. A iniciativa busca treinar e ensinar jovens sobre as questões políticas, econômicas e humanitárias dos Brics.

Na primeira edição do programa, que aconteceu em 2018, cinco brasileiros foram selecionados.

Brics

O Brics é um bloco econômico que reúne países considerados emergentes, do ponto de vista econômico. Além do Brasil, estão no grupo a Rússia, Índia, China e África do Sul.

Desde 2009, o Brics realiza, anualmente, reuniões de cúpulas com os chefes de Estado e de governo para debaterem as atividades econômicas dos países. Neste ano o bloco se reúne em Brasília, entre 13 e 14 de novembro.

O encontro ocorre no Palácio do Itamaraty, com o tema “Brics: crescimento econômico para um futuro inovador”. Informações sobre a agenda de trabalho do evento podem ser encontrados no site.

Fonte: G1