Hidrógrafos russos descobrem 5 novas ilhas no Ártico

Hidrógrafos russos descobrem 5 novas ilhas no Ártico

O serviço hidrográfico da Frota do Norte da Rússia confirmou a descoberta de cinco novas ilhas no arquipélago da Terra de Francisco José, o mais setentrional da Eurásia.

Cinco novas ilhas foram descobertas no arquipélago da Terra de Francisco José, no mar de Kara, anunciou na terça-feira (27) a assessoria de imprensa da Frota do Norte da Rússia.

“O seu território varia entre 900 e 54.500 metros quadrados. Nas novas ilhas foi realizada a filmagem topográfica, tendo sido descritas e fotografadas minuciosamente”, indica a declaração do serviço da imprensa.

As ilhas estão localizadas na baía de Wiese, a oeste da ilha Severny.

Os novos territórios foram notados pela primeira vez em 2016 durante a análise das imagens de satélite. É suposto que antes as ilhas estivessem cobertas por gelo.

Trinta ilhas descobertas em 4 anos

Entre 2015 e 2018, os hidrógrafos da Frota do Norte ajudaram a descobrir mais de 30 ilhas, cabos e novas baías na região dos arquipélagos de Terra de Francisco José e de Terra Nova.

A expedição da Frota do Norte começou na cidade russa de Severomorsk em 15 de agosto e deve se prolongar até o fim de setembro. Seus participantes, além das pesquisas, querem repetir a rota dos desbravadores Julius Payer (expedição de 1874) e Frederick Jackson (expedição de 1897).

Fonte:sputnik

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *