Monumento ao explorador Faddei Bellingshausen é inaugurado no Rio de Janeiro

Monumento ao explorador Faddei Bellingshausen é inaugurado no Rio de Janeiro

Ao final da manhã de 30 de setembro de 2021 foi inaugurado pelo Embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetsky o monumento ao notório navegador e explorador russo Faddei Bellingshausen, em homenagem à amizade entre nossos dois países, e também pela passagem da figura histórica pelo Porto do Rio deJ aneiro, em sua trajetória ao extremo sul do planeta. Ela foi instalada no Pier de Pedra, em frente ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro,

Com a presença de autoridades diplomáticas diversas, do Presidente Nacional da Câmara Brasil-Rússia, Gilberto Ramos, além de dirigentes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a estátua em bronze patinado de Bellingshausen foi benzida pelo Rev. Presbítero da Igreja Ortodoxa Russa Santa Zenaide na capital fluminense.

Faddei Bellingshausen (1778 – 1852) foi o explorador e navegador russo que serviu como oficial da Marinha Imperial da Rússia e comandou a Primeira Expedição Antártica Russa a circunavegar o globo. Durante esta expedição Bellingshausen veio a ser a primeira pessoa a avistar o continente Antártico, em 28 de janeiro de 1820.

No âmbito da Primeira Expedição Antarctica Russa, os navios de Faddei Bellingshausen e Mikhail Lazarev chegaram ao Rio de Janeiro em 2 de novembro de 1819. A tripulação da Primeira Expedição Antártica Russa foi recebida pelo Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves Dom João VI. Este gesto simbolizou o grande interesse na expedição antártica russa pelo Trono Real.

Em 2020, a Rússia, o mundo todo, inclusive o Brasil, comemora amplamente o 200º aniversário da descoberta da Antártica pelos marinheiros russos Faddei Bellingshausen e Mikhail Lazarev que no âmbito da Primeira Expedição Antártica Russa em 1820 nos navios “Vostok” e “Mirniy” foram os primeiros a explorar o continente do extremo sul da Terra.

(com a Embaixada da Rússia no Brasil)