PACE adota resolução que ratifica retorno da delegação russa à organização

PACE adota resolução que ratifica retorno da delegação russa à organização

Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE) aprovou nesta quarta-feira uma resolução ratificando as credenciais de uma delegação russa.

A resolução solicita que a Rússia adote todas as recomendações do documento e retome rapidamente a cooperação com vários órgãos dentro da assembleia.

A chefe do Conselho da Federação Russa, Valentina Matvienko, observou que a decisão tomada pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa para restaurar a autoridade da delegação russa é um passo importante contra a política de sanções à Rússia.

​”No fundo, esse é um primeiro passo tão sério que vai contra a política de sanções que tem sido feita em relação à Rússia nos últimos cinco anos. E nós lembramos muito bem do que fez nossos parlamentares serem afastados do trabalho em tempo integral em Estrasburgo”, disse.

No início desta semana, a PACE convidou oficialmente a delegação russa para participar da sessão de junho, embora a possibilidade de desafiar a ratificação das credenciais da delegação russa permanecesse em vigor.

A presidente da PACE, Liliane Maury Pasquier, disse que a delegação russa poderia participar do trabalho da assembleia, mesmo depois que alguns membros do PACE desafiaram as credenciais da delegação.

Fonte: Sputnik