A Câmara

A Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo (CBR) é uma entidade de classe brasileira do setor privado com mais de 30 anos de existência, que trabalha visando o incremento das relações econômicas, industriais, financeiras, culturais e esportivas bilaterais, mantendo relações de contrapartida com associações análogas no território russo. Fundada em 1982 (àquela época, chamada Câmara Brasil-URSS), mantém representações em Moscou e diversas regiões do Brasil.

Somando-se aos esforços que os Governos brasileiro e russo vêm empreendendo em aumentar o comércio exterior bilateral, os dirigentes da CBR têm convicção de que a atuação sinérgica e cooperativa entre os setores institucional e privado auxilia muito nessa meta, objetivando o adensamento das relações bilaterais, inserindo-se artigos de valores agregados mais elevados, altas tecnologias e manufaturados. O incremento de diálogos entre empresas russas e brasileiras de segmentos do setor de bens de capital também está sempre no foco da entidade, como também no setor de investimentos, visando à formação de joint-ventures, com apoio de agentes de fomento de ambos os países, como os bancos nacionais de desenvolvimento, o BNDES e Vnesheconombank, e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com os quais trabalhamos em estreitas linhas de cooperação.

Vem sendo dada prioridade a áreas estratégicas, como máquinas e equipamentos, óleo, gás e energia, artigos médico-hospitalares, genéricos farmacêuticos, transferências de tecnologias multidisciplinares, tecnologia da informação, sem exclusão de outras, e também as que já compõem a pauta atual, como açúcar e commodities agrícolas, café solúvel, carnes (bovina, suína e avícola) e fertilizantes.

A Câmara Brasil-Rússia tem convênios com a “Delovaya Rossyia”, maior entidade empresarial da Federação Russa, com a Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa e a Câmara de Comércio de São Petersburgo, e acordos de cooperação com a Duma de Estado (Câmara dos Deputados russa), Instituto Gallup da Rússia, Agências de Notícias Sputnik e Itar-TASS, entre diversas outras entidades e organizações do setor privado e governamental.

Reconhecida pelas autoridades do mais Alto Nível do Brasil e da Rússia, a CBR atua como órgão usual de apoio e consulta aos governos russo e brasileiro, e às classes empresariais de ambos os países, atuando em estreitas linhas junto à Confederação Nacional da Indústria e Confederação Nacional do Comércio, e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil. A entidade participa como membro associado da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e do Conselho de Câmaras de Comércio Exterior da Associação Comercial do Rio de Janeiro, sendo seu Presidente membro destes Conselhos Diretores.

Associados da Câmara usualmente participam de reuniões plenárias, setoriais e outros eventos (realizados principalmente onde há representações), e têm a oportunidade de integrar missões setoriais e multissetoriais. A entidade também atua em estreitas linhas de cooperação com os governos russo e brasileiro, coordenando a parte empresarial de missões oficiais de ambos os países, como ocorrido em setembro de 2015, na Visita do Presidente Michel Temer à Rússia, por ocasião das reuniões do Comitê de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, quando coorganizou um grande Fórum Empresarial em Moscou, e da Reunião de Cúpula dos Países BRICS. Afiliados também recebem boletins eletrônicos com notícias da Rússia e oportunidades de negócios, e têm à disposição serviços específicos de assessoramento, extensivos a parceiros e conveniados, além de suporte nos setores de promoção e publicidade de produtos e serviços, prestação de serviços de análise econômica e de estruturas financeiras de promoção e suporte ao comércio bilateral, referentes aos ambientes russo e brasileiro.

O Brasil e a Rússia, por suas estruturas continentais e riquezas abundantes, são protagonistas da formação de uma parceria estratégica profícua aos interesses não só das duas nações, como também ao mundo todo, dada suas condições evidentes de liderança. Acreditando nessa premissa, a Câmara Brasil-Rússia se disponibiliza a todos os empresários e demais interessados para tratar de questões de seu âmbito, buscando auxiliar continuamente no incremento e adensamento das relações econômico-comerciais entre os dois países.