Controle onipresente: satélites da Rússia ajudarão a evitar pesca ilegal

No futuro próximo, navios de pesca russos serão controlados a partir do espaço. Nessa conexão, o Ministério do Transporte da Rússia ordenou que todos os navios deste tipo estejam equipados com dispositivos Tral.

O sistema de navegação GLONASS proporcionará a monitorização de navios. Para que seja possível vigiar os navios, o consórcio RSS (Sistemas Espaciais da Rússia) que faz parte da corporação estatal Roscosmos, desenhou o sistema Tral que agora está em desenvolvimento.

De acordo com o representante do RSS, citado pelo jornal Izvestia, o objetivo do projeto é combater a pesca ilegal na zona econômica exclusiva da Rússia e abastecimento ilegal de peixes aos portos de outros países.

Os primeiros modelos do sistema Tral já apareceram em dezembro de 2017. Espera-se que o desenvolvimento do projeto esteja concluído em 2019.

"Equiparemos os navios de pesca com o sistema desenvolvido por nós, que garante não só o controle da posição da embarcação, mas também rastreia o que faz. Determina quando a rede de arrasto se afunda e a quantidade de tudo o que fica a bordo", explicou.

Toda esta informação passa automaticamente através dos satélites de comunicação Gonets e está controlado de modo centralizado pela Rosrybolovstovo, a Agência Federal de Pesca. Ou seja, os funcionários da agência receberão "ao vivo" os dados sobre a pesca em áreas proibidas ou sobre o descarregamento de navios de pesca em portos estrangeiros.

"Esta informação não pode ser alterada, pois se transmite de maneira automática. Será possível ver, por exemplo, como uma embarcação muda sua rota sem autorização, se encontra com outro navio e volta para o seu porto já sem carga, sem a pescaria", declarou.

Ao mesmo tempo, esses dados serão prestados ao Serviço Federal Alfandegário russo para que realizem, se for preciso, as operações nas zonas fronteiriças.

Posto em serviço em 1993, o sistema GLONASS (sigla para Sistema Global de Navegação por Satélite) permite determinar a posição e a velocidade dos meios de transporte marítimo, aéreo ou terrestre, bem como de pessoas.

Fonte: https://br.sputniknews.com/russia/2018010910237160-russia-glonass-tral-satelites-navios-pesca-controle/