Rússia construirá base na Lua para missões a outros planetas

A corporação espacial russa Energia revelou planos de lançar um programa de exploração lunar, que inclui a construção de uma base no satélite até 2050.

Os prazos em questão foram mencionados em uma apresentação da corporação, dedicada às etapas do programa lunar russo e que foi realizada pelo diretor do Departamento de voo da empresa, Aleksandr Kaleri, na terça-feira (24).

"Entre 2040 e 2050 está planejada a construção de base na Lua; programa científico", lê-se em um dos slides, expostos pela corporação.

A construção será realizada entre 2031 e 2040, já o local apropriado no satélite vai ser escolhido aproximadamente em 2030.

De acordo com Kareli, o objetivo-chave para o desenvolvimento do programa lunar russo é a criação da uma nova nave tripulada Federatsia (federação, em russo). Seu primeiro lançamento não tripulado está planejado para 2022, e dois anos depois, um voo tripulado até a Estação Espacial Internacional está agendado.

Anteriormente, o diretor-geral da corporação russa, Vladimir Solntsev, afirmou que a Rússia planeja desembarcar seu primeiro cosmonauta na Lua em 2031.

Fonte: https://br.sputniknews.com/russia/201710259670775-russia-base-lua-construcao/