Putin assina decreto nomeando Mishustin para cargo de primeiro-ministro da Rússia

Putin assina decreto nomeando Mishustin para cargo de primeiro-ministro da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou o decreto que nomeia Mikhail Mishustin para o cargo de primeiro-ministro da Rússia.

Mikhail Mishustin foi ratificado para o posto de primeiro-ministro da Rússia, após renúncia do governo liderado por Dmitry Medvedev nesta quarta-feira (15). Mishustin ocupava o cargo de diretor do Serviço Federal de Impostos da Rússia.

“De acordo com a alínea ‘a’ do artigo 83 da Constituição da Rússia, nomear Mikhail Mishustin como chefe do governo da Federação da Rússia. O presente decreto entra em vigor no momento de sua assinatura”, versa o documento.

A candidatura de Mishustin foi aprovada pelo parlamento russo nesta quinta-feira (16), com 383 votos a favor, 41 abstenções e nenhum voto contra.

Mishustin, que tem 53 anos, teria tido bom desempenho no cargo de diretor do Serviço Federal de Impostos da Rússia, no qual teria aumentado a arrecadação de imposto sobre o valor agregado (IVA) e impostos sociais.

Segundo dados de 2019, a arrecadação de IVA teria aumentado 17% em somente um ano. Em relação aos impostos sociais, Mishustin teria arrecadado US$ 6 milhões (cerca de R$ 24 milhões) a mais do que o previsto para o ano fiscal.

Na quarta-feira (15), o então primeiro-ministro Dmitry Medvedev apresentou a renúncia de seu governo ao presidente Vladimir Putin.

Após a demissão, Putin propôs a candidatura do então diretor do Serviço Federal de Impostos da Rússia, Mikhail Mishustin, para o cargo de primeiro-ministro.

Fonte:Sputnik