Putin e Erdogan inauguram gasoduto estratégico TurkStream

Putin e Erdogan inauguram gasoduto estratégico TurkStream

Nesta quarta-feira (8), os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, inauguraram oficialmente o gasoduto TurkStream (Corrente Turca).

Os líderes participaram da cerimônia de inauguração do gasoduto, que ocorreu em Istambul. Os presidentes da Sérvia, Aleksandar Vucic e o primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borisov, também estiveram presentes.

O presidente russo enfatizou que o sucesso do projeto foi resultado da parceria estratégica entre os dois países, colhendo importantes e tangíveis resultados.

“Todos os presentes na cerimônia oficial de lançamento do novo gasoduto são testemunhas de como, de fato, esse evento não é importante somente para Rússia e Turquia, mas para os governos do sul da Europa, para todo o continente europeu”, expressou Vladimir Putin.

O gasoduto TurkStream é um dos maiores projetos energéticos de cooperação entre os dois países nos últimos tempos. O alto volume de gás russo transportado será direcionado primeiramente para o mercado turco, mas também para países localizados no sul da Europa.

De acordo com informações concedidas durante o evento, a parte marítima do gasoduto, composta de dois cabos paralelos no Mar Negro, foi construída pela companhia South Stream Transport B.V. Cada cabo contém aproximadamente 930 metros, contanto com mais de 930 quilômetros. A profundidade máxima do gasoduto é de 2,2 mil metros.

Fonte:Sputnik