Rússia: declarações dos EUA sobre chance de novas sanções à petroleira Rosneft são ilegítimas

Rússia: declarações dos EUA sobre chance de novas sanções à petroleira Rosneft são ilegítimas

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, declarou nesta quarta-feira (11) que os comentários dos EUA sobre a possibilidade de novas sanções contra a petroleira Rosneft são ilegítimos.

“Certamente”, afirmou Ryabkov ao ser perguntado se as declarações dos EUA sobre a possibilidade de novas restrições contra a petroleira russa devido a compras de petróleo da Venezuela e do Irã são consideradas ilegítimas por Moscou.

“Mas não temos medo de nenhuma sanção, a Rosneft está há muito tempo sujeita a sanções”, destacou o vice-chanceler russo.

Na terça-feira (10), o representante especial dos EUA para a Venezuela, Elliott Abrams, declarou que Washington permitirá sanções no futuro contra a empresa russa por sua cooperação com Caracas.

Sanções consecutivas

Em abril, o canal americano CNN publicou que o Pentágono estaria desenvolvendo novas soluções militares para combater a influência da China, Rússia e Cuba sobre o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Desde o início do ano, as tensões entre Washington e Caracas cresceram consideravelmente após Maduro iniciar seu segundo mandato, com sanções consecutivas sendo impostas.

Os EUA e a UE introduziram limitações financeiras e tecnológicas às empresas russas de petróleo e gás em 2014, após a reunificação da Crimeia à Rússia. As restrições incluíam a Rosneft e várias outras empresas russas do setor petrolífero.

Fonte:Sputnik