Rússia é segundo maior fornecedor de GNL para EU

Rússia é segundo maior fornecedor de GNL para EU

A Rússia é atualmente o segundo maior fornecedor de gás natural liquefeito (GNL) para a União Europeia, atrás do Catar, declarou o primeiro vice-chefe do escritório do governo russo, Sergei Prikhodko.

“Em termos de fornecimento de gás natural liquefeito para a União Europeia, a Rússia é uma das líderes e está em segundo lugar depois do Catar”, disse Prikhodko aos jornalistas neste domingo.

Além disso, o alto funcionário lembrou que a Rússia é o maior e mais confiável fornecedor de gás natural para a Europa.

“No ano passado, os embarques de gás natural russo através de gasodutos para o mercado europeu totalizaram um recorde de 201,9 bilhões de metros cúbicos, e tendo em conta a situação real e a situação no mercado, espera-se alcançar um valor semelhante também este ano”, declarou o político.

Segundo dados do Grupo Internacional de Importadores de Gás Natural Liquefeito (GIIGNL), publicados em abril, os principais fornecedores de gás natural liquefeito para o mercado europeu em 2018 foram o Catar (16,42 milhões de toneladas), a Argélia (9,29), e Nigéria (9,07 milhões de toneladas). A Rússia, no ano passado, exportou 4,43 milhões de toneladas e os EUA, 2,7 milhões de toneladas.

Por outro lado, a Comissão Europeia informou em um relatório publicado no final de julho que, até o momento, os EUA se tornaram o terceiro maior fornecedor de GNL para a União Europeia, com 12,4% do total de embarques no primeiro semestre, contra os 5% em 2018.

Fonte:Sputnik

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *