Rússia está desenvolvendo o primeiro helicóptero a jato do mundo, o Ka-90

Rússia está desenvolvendo o primeiro helicóptero a jato do mundo, o Ka-90

Modelo revolucionário poderá dobrar as hélices em voo.

A Rússia está desenvolvendo o primeiro helicóptero a jato do mundo, intitulado Ka-90 ou Ka-100, segundo uma fonte do complexo militar-industrial nacional.

O veículo, que deverá substituir os helicópteros de transporte de carga ou tropas Mi-8, é projetada pelo fabricante Kamov, que lançou o projeto no início dos anos 2000.

O rotor do novo helicóptero, que pesa de 7,5 toneladas, terá oito metros de diâmetro. A expectativa é que o Ka-90/Ka-100 possa transportar até quatro toneladas de carga a bordo, ou 24 passageiros e dois tripulantes.

A decolagem funcionará como a de um helicóptero normal. Quando o veículo ganhar altura necessária, as hélices do rotor formam uma asa em forma de seta, e o helicóptero começa a plainar como um avião, usando o motor a jato. Neste modo, a aeronave poderá acelerar até 400 km/h; no entanto, as hélices podem ser completamente dobradas para trás, o que permite atingir a velocidade de 800 km/h. Ao aterrissar, todas as ações são executadas em ordem inversa.

O Ka-90 poderá, assim, transportar as tropas ou carga com muito mais agilidade – a velocidade máxima do helicóptero Mi-8, por exemplo, é de apenas 25 km/h.

O protótipo do helicóptero Ka-90 foi exibido pela primeira vez em 2008 na feira HeliRussia. O fabricante promete lançar a produção do modelo “nos próximos anos”.

Fonte:Russia beyond