Rússia se diz alarmada com instalação de mísseis nucleares de baixa potência dos EUA

Rússia se diz alarmada com instalação de mísseis nucleares de baixa potência dos EUA

A Rússia está alarmada com a decisão da Marinha dos Estados Unidos de instalar mísseis nucleares de baixa potência em submarinos, já que estes aumentam o risco de uma guerra nuclear limitada, disse uma autoridade russa nesta quarta-feira.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse que a instalação da ogiva W76-2 com a justificativa de se fortalecer a dissuasão causou grande preocupação na Rússia sobre a estratégia nuclear dos EUA, relataram agência de notícias russas.

Na terça-feira, o Departamento de Defesa norte-americano disse que a Marinha adotou uma ogiva de míssil balístico de baixa potência de lançamento submarino, algo que o Pentágono diz ser necessário para conter adversários como a Rússia.

Ryabkov disse que, graças ao rearmamento russo e a “modelos promissores de equipamento militar”, as ogivas dos EUA não são uma ameaça direta à segurança de seu país, mas que mesmo assim são preocupantes.

“O aparecimento de ogivas de baixa potência em portadores estratégicos significa que os argumentos expressos anteriormente pelo lado americano sobre o uso possível de tal dispositivo agora está sendo concretizado em forma de metal, como produtos”.

“Isto reflete o fato de que os Estados Unidos na verdade estão reduzindo o patamar nuclear e que estão admitindo a possibilidade de travar uma guerra nuclear limitada e vencer esta guerra. Isto é extremamente alarmante”.

Armas nucleares de baixa potência, embora devastadoras, têm uma intensidade de menos de 20 quilotons –a bomba atômica lançada em Hiroshima em agosto de 1945 tinha aproximadamente o mesmo poder explosivo.

Fonte:Terra