Russos e ucranianos são um só povo', diz Putin ao cineasta americano Oliver Stone

Russos e ucranianos são um só povo', diz Putin ao cineasta americano Oliver Stone

O presidente russo Vladimir Putin acredita que a Rússia e a Ucrânia são “essencialmente a mesma nação”, e uma reaproximação é inevitável, declarou ele ao diretor americano Oliver Stone em uma entrevista para seu mais recente documentário.

Putin justapôs as raízes comuns e a religião cristã ortodoxa dos povos ucraniano e russo com os valores do mundo ocidental.

“Eu, por exemplo, acredito que os russos e os ucranianos são um só povo. Somos essencialmente a mesma nação”, afirmou o líder russo.

Stone gravou uma entrevista com Putin para o novo documentário “Revelando a Ucrânia”, que ele co-dirigiu com o cineasta ucraniano-americano Igor Lopatenok. Nele, o líder russo se referia à história e às crenças religiosas comuns dos dois povos.

“Todo mundo era ortodoxo e todo mundo se chamava russo. Eles não queriam fazer parte do mundo católico para onde a Polônia estava tentando puxá-los”, relembrou.

Ele reconheceu o direito dos ucranianos modernos a uma identidade nacional, no entanto.

“Muitas pessoas na Ucrânia acreditam que precisam reforçar sua identidade, lutar por isso. Aqui na Rússia, ninguém se importa com isso. Incluindo eu”, ponderou.

Mas as raízes comuns fornecem uma “vantagem competitiva” sobre o Ocidente, que a Rússia está disposta a “usar em certos processos de integração”.

“Acredito que o senso comum prevalecerá e, em última análise, uma reaproximação é inevitável”, concluiu Putin.

Fonte: Sputnik