Tóquio diz continuar interessada em negociações do tratado de paz com Moscou

Tóquio diz continuar interessada em negociações do tratado de paz com Moscou

Tóquio continuará negociando tratado de paz com Moscou, buscando a resolução da disputa territorial entre os dois países quanto às ilhas Curilas, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores japonês à Sputnik nesta quinta-feira.

“O governo japonês continuará insistentemente mantendo as negociações com base em sua posição de princípio, que busca concluir um tratado de paz depois de resolver a questão territorial. Essa é a posição do governo”, disse o porta-voz.

O porta-voz do ministério também disse que o Ministério das Relações Exteriores do Japão se abstém de comentar a convocação do Ministério das Relações Exteriores russo ao embaixador japonês Toyohisa Kozuki.

“Em termos da necessidade de manter as negociações entre japoneses e russos sobre o tratado de paz em uma atmosfera calma e tranquila, nós nos abstivemos de responder à pergunta. O embaixador Kozuki explicou em detalhes ao vice-ministro das Relações Exteriores [Igor] Morgulov a posição. do nosso país”, disse o porta-voz.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou Kozuki na quarta-feira, citando os recentes comentários da liderança japonesa sobre a questão do tratado de paz, que, segundo Moscou, procurou estimular artificialmente as tensões em torno das negociações sobre o acordo bilateral.

O Japão e a Rússia nunca assinaram um tratado de paz permanente após o fim da Segunda Guerra Mundial, já que o Japão afirma há anos que um grupo das Ilhas Curilas deveria ser reconhecido como parte de seu território como pré-condição para a assinatura do documento.

Fonte: Sputnik