Veleiro russo chega ao Rio para comemorar 200 anos da descoberta da Antártica

Veleiro russo chega ao Rio para comemorar 200 anos da descoberta da Antártica

No âmbito da expedição de vela mundial Sibéria–Antártica–Sibéria, que celebra os 200 anos da descoberta da Antártica pelos marinheiros russos, o Rio de Janeiro recebe o veleiro russo Sibir (Sibéria) no período de 27 de dezembro de 2019 a 2 de janeiro de 2020.

A Expedição do veleiro Sibir é realizada sob o comando do capitão Sergei Scherbakov, que disse em entrevista à Sputnik Brasil que o principal significado da viagem é comemorar os 200 anos do momento do descobrimento da Antártica pelos russos.

“No ano de 1820 descobriram o mais extremo, o último continente no nosso planeta. E isso foi feito pelos russos. Então foi a maior descoberta geográfica dos últimos 200 anos”, disse o capitão do veleiro Sibir

A expedição já dura há meio ano e a duração total da viagem do veleiro será de 15 meses, devendo passar por mais de 20 países ao redor do mundo e por seis continentes, somando mais de 30 mil milhas náuticas.

“E nós estamos muito felizes de encontrar os moradores brasileiros. Aqui existem muito cidadãos russos e muitos amigos nossos, isso é muito importante, porque os oceanos não devem separar, mas devem unir. Nós não fazemos isso para sair para o oceano, mas para atravessá-lo e encontrar com pessoas”, completou Sergei Scherbakov.”Nós partimos da Sibéria, da nossa cidade Omsk, que fica localizada no meio do continente. Para sair para o oceano, nós tivemos que passar por rios e baías de 4.000 quilômetros. Então nós saímos no Oceano Ártico, no Mar de Kara, passamos pela parte ocidental da Rota Marítima do Norte , entramos em São Petersburgo através do Canal Mar Branco-Báltico, e daí Europa, África, América, e Brasil, que é o nosso primeiro país na América do Sul que chegamos após a travessia do oceano”, afirmou o capitão.

Neste sábado, 28 de dezembro, será realizado às 15h um encontro da tripulação com a comunidade russa local e os cidadãos brasileiros na Igreja Ortodoxa Russa, que fica no bairro de Santa Teresa, na rua Monte Alegre, 210.

Já no dia 30 de dezembro, o veleiro fica aberto para visitação do público, das 10h às 17h, no Iate Clube do Rio de Janeiro (Av. Pasteur, 333, Urca).

Fonte:Sputnik