Câmara Brasil-Rússia elege nova Diretoria para o Triênio 2025-2028

Câmara Brasil-Rússia elege nova Diretoria para o Triênio 2025-2028

Em Sessão Solene de Posse da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria & Turismo realizada na tarde de 26 de Junho de 2025 na sede da entidade no Centro do Rio de Janeiro em seu rooftop, em frente do Aterro do Flamengo, tomou posse diante de uma grande plateia de diretores e convidados a nova Diretoria Executiva e membros do Conselho Superior e Fiscal para um mandato trienal, que se estenderá até Maio de 2028, em conformidade com a norma estatutária. O novo corpo de dirigentes foi aprovado por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 23 de maio do corrente ano.

Abrindo a sessão, o Presidente reeleito, Gilberto Ramos, agradeceu pela presença de todos, e frisou que aceitou dar seguimento aos desafios crescentes em meio a um novo cenário geoeconômico, onde as possibilidades de incremento das relações bilaterais econômicas, comerciais e de investimentos, através do estabelecimento de empresas russas e brasileiras nos respectivos países, facilitará o aumento da corrente comercial russo-brasileira, que vem batendo recordes ano a ano, tendo chegado à cifra de US$ 12,4 bilhões em 2024. Assinalou ser fundamental que exista uma participação maior dos bancos comerciais e de desenvolvimento, e fundos e agentes intervenientes tais como o “Russian Direct Investment Fund”, que estarão presentes nas reuniões às margens da Cúpula do BRICS, incluindo um fórum russo-brasileiro, frisando ainda a relevância do papel do papel do NDB, o Banco do BRICS, hoje dirigido pela ex-Presidente Dilma Rousseff. Ramos lembrou que muitos dos dirigentes das organizações citadas na primeira semana de julho, em função dos eventos que ocorrerão às margens da Cúpula dos Países BRICS+, nos dias 6 e 7. Ramos informou que ao longo deste ano vem participando de diversos eventos sob a presidência brasileira dos países BRICS, entre eles da Reunião dos Chanceleres, da Associação de Cidades e Municípios do BRICS, e dos Reitores das Universidades do Brasil. Salientou ainda que discutiu com todos os membros da entidade que estão sendo empossados sobre a necessidade do estabelecimento de ações objetivas e pragmáticas, sendo que novos Grupos de Trabalhos serão abertos no transcorrer deste novo mandato, além dos já existentes, nos setores Agropecuário, Energia e Infraestrutura, e Suporte Legal.

O Cônsul-Geral da Federação da Rússia, Andrei Petrov, saudou a nova Diretoria da Câmara Brasil-Rússia que tomava posse, e enalteceu sobre a grande relevância do processo global em curso da desdolarização, onde o comércio exterior entre os países-membros do BRICS+ e do Sul Global já vem sendo efetuado em moedas nacionais, como alternativa natural às trocas financeiras antes hegemonizadas pelo dólar americano. Petrov também chamou a atenção para a necessidade de que exista um fluxo maior de eventos culturais entre os dois países, necessário para a aproximação entre os dois povos, visando principalmente a consolidação de um mundo mais democrático e multipolar.

Três membros do Conselho Superior da Câmara Brasil-Rússia efetuaram pronunciamentos. O engenheiro, acadêmico e escritor Darc Costa da Luz, ex-vice-presidente do BNDES, elogiou a perseverança do Presidente Ramos, destacando a importância do momento atual para a eleição de uma chapa diretora tão forte, diversificada e representativa como a atual, para dar suporte às necessidades e interesses de ambos os países no cenário geopolítico, especialmente considerando a proeminência que vem ganhando o grupo expandido dos países do BRICS. Luiz Mauro Camargo, empresário no setor de segurança e defesa, observou a necessidade de que o Brasil busque maior apoio junto às empresas e especialistas do setor militar da Rússia, tendo exposto que as empresas russas têm o potencial de serem as maior parceiras globais para atender as demandas em curso de um país continental como o Brasil. O empresário do setor de transportes e logística, e líder em diversas entidades de classe do comércio exterior, Aluísio Sobreira, destacou a perseverança ao longo de diversos anos do Presidente reempossado da Câmara Brasil-Rússia, tendo estado no corpo diretor da Câmara em outros mandatos, participando igualmente de forma ativa em diversas missões realizadas pela entidade à Rússia, como também inúmeros eventos receptivos a delegações russas, inclusive governamentais, enaltecendo a necessidade de que empresas russas de setores tais como o ferroviário, hidroviário e de construção naval tenham presença física no Brasil.

Na qualidade de um dos diretores empossados, o advogado Thiago de Oliveira, que já vem coordenando o Grupo de Trabalho de Suporte Legal da Câmara Brasil-Rússia, destacou a necessidade de que as empresas russas que têm vindo em escala cada vez maior ao Brasil, especialmente a Santa Catarina e ao Rio de Janeiro, busquem respaldo legal, para que tenham suporte pleno para suas atividades no Brasil buscando segurança jurídica, especialmente no setor corporativo e no de marcos regulatórios.

Por sua vez, Paulo Protasio, Presidente do Sistema CISBRA – CAERJ, e Diretor Executivo da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, sinalizou a enorme importância do momento atual para o adensamento das relações russo-brasileiras, onde mudanças drásticas vêm ocorrendo na cena geopolítica, na qual o desenvolvimento das relações entre países continentais como Rússia e Brasil torna-se estratégico para o estabelecimento de um cenário menos crítico do que o que se observa atualmente. Protasio enalteceu o belo trabalho sob a gestão do Presidente Gilberto Ramos no período de diversos anos, concluindo que jamais poderia de estar presente para prestigiar a nova diretoria que tomava posse.

Presente à solenidade, ao final dos discursos o Padre Roman Kühnen, pároco da Igreja Ortodoxa Russa de Santa Zinaída, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, teceu palavras de incentivo aos empossandos, abençoando e desejando sucesso e prosperidade à entidade e a todos os membros que a compõem, bem como ao público que se encontrava no evento solene.

Mensagem do Embaixador da Rússia no Brasil

Impossibilitado de estar presente à sessão, o Embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Alexey Kazimirovitch Labetsky, enviou uma carta saudando o Presidente Gilberto Ramos, e envidando sucesso à nova gestão que se inicia. Segue o texto:

“Quero, em primeiro lugar, cumprimentar calorosamente o nosso amigo da longa data, Sr. Gilberto Ramos, por sua reeleição como presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Rússia. Sua liderança firme e seu compromisso com o fortalecimento dos laços econômicos entre nossos países são notáveis, e merecem todo reconhecimento.

A Câmara tem sido uma parceira estratégica na promoção de negócios, investimentos e na construção de um ambiente de confiança mútua entre os setores privados da Rússia e do Brasil ao longo dos anos.

Em nome da Embaixada da Federação da Rússia, reafirmo nosso apoio a essa importante instituição, e desejo pleno êxito à nova diretoria. Que esta nova gestão traga ainda mais resultados concretos e benefícios para ambos os países.

Muito obrigado.”

Relação dos membros da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Rússia / Mandato 2025-2028:

Presidentes Honorários:

O Embaixador da Federação da Rússia no Brasil, ALEXEY K. LABETSTKY
O Embaixador do Brasil na Federação da Rússia, SÉRGIO RODRIGUES DOS SANTOS.

GILBERTO F. RAMOS – Presidente
NATALIA KUDRYAVTCEVA DE LIMA – 1ª Vice-Presidente
NATALIA CHERVYAKOVA BARBOSA- 2ª Vice-Presidente
________________________________________
Representação em Moscou:

OLEG BALUEV e SERGEY KOROTKOV (Vice-Presidentes)

Chefes das Representações Regionais:

Bahia: GEORGE GURGEL
Brasília: EUGÊNIO J. G. ARAGÃO e NATALIA K. DE LIMA
Goiás: MARCELO POMPERMAYER DE ALMEIDA
Minas Gerais: CAROLINA BERNARDES M. O. SILVA
Paraná: ARDISSON AKEL e MÁRCIA RIEKE
Pernambuco: ADOLFO LEBEDOUR FILHO
Rio Grande do Sul: JACINTO ANTÔNIO ZABOLOTSKY
Santa Catarina: SARGIS MURADYAN e VLADIMIR LAMEKHOV
São Paulo: NATALIA CHERVYAKOVA BARBOSA
________________________________________
Diretores Executivos:

ADOLFO JOSÉ LEBEDOUR FILHO
ANTONIO JOSÉ AZEVEDO DUFFLES AMARANTE
ARNALDO COTIA MARIZ
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA GERALDO
CAROLINA BERNARDES M. O. SILVA
CHRISTIAN ALBERTO. H. CARDOSO DE ALMEIDA
GEORGE GURGEL DE OLIVEIRA
FABIANA TENÓRIO DE O. DE AMORIM
HAROLDO LUIS T. MAC DOWELL DA COSTA
JACINTO ANTÔNIO ZABOLOTSKY
JOSÉ PIAUHYLINO M. MONTEIRO NETO
MARCELO POMPERMAYER DE ALMEIDA
MÁRCIA RIEKE
MARCO HUPE
PAULA HELENA VERGUEIRO
PEDRO CELESTINO DA SILVA PEREIRA FILHO
SARGIS MURADYAN
SEBASTIÃO HENRIQUE CABRAL DE MELLO
THIAGO DE OLIVEIRA
VLADIMIR LAMEKHOV
WILSON ALVES DE ARAÚJO FILHO

________________________________________
Conselho Superior:

CARLOS ROBERTO SIQUEIRA CASTRO (Presidente)
ALUÍSIO DE SOUZA SOBREIRA
ANTONIO MELO ALVARENGA NETO
ARDISSON NAIM AKEL
DARC ANTÔNIO DA LUZ COSTA
EUGÊNIO JOSÉ GUILHERME DE ARAGÃO
JEAN CARLOS PEJO
LUIZ MAURO VIANA CAMARGO
PASCHOAL FABRA NETO

________________________________________
Conselho Fiscal:

NIXON DE SOUZA DANTAS JUNIOR
ROGÉRIO DE SOUZA FERREIRA
VITOR SERRA PINHEIRO

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *