O Raiffeisenbank, uma subsidiária russa do Raiffeisen Bank International (RBI) da Áustria, desenvolveu uma plataforma blockchain corporativa, anunciou o banco em um comunicado de imprensa em 31 de maio.
Segmentando as holdings, a nova plataforma blockchain pretende automatizar as liquidações de clientes corporativos e possibilitar uma rede confiável para compartilhamento de dados entre um grupo de empresas, observa o comunicado de imprensa. Especificamente, o produto supostamente automatiza o processo de liquidação de provimento entre compradores e fornecedores, além de dispor de ferramentas para o gerenciamento financeiro.
Embora o produto tenha sido desenvolvido pelo Raiffeisenbank a pedido da Askona Life Group, importante fabricante local de produtos para dormir, a nova plataforma blockchain está disponível para outros clientes corporativos do banco.
Evgeniy Kirillov, gerente de investimentos do Askona Life Group, afirmou que o produto blockchain do Raiffeisenbank permitiu que a empresa reduzisse os custos de mão de obra em mais de 40%, bem como reduzisse os riscos de erros humanos a zero.
Anteriormente, o Raiffeisenbank havia feito uma parceria com a gigante do petróleo do governo russo Gazprom Neft para emitir uma garantia bancária na blockchain.
A empresa austríaca que controla o Raiffeisenbank, a RBI, também anunciou recentemente um projeto-piloto de blockchain trade finance baseado na plataforma de blockchain empresarial Marco Polo da Corda, do consórcio blockchain R3. A plataforma conta com importantes instituições bancárias globais como usuárias de seus serviços, entre elas BNP Paribas, ING e Sumitomo Mitsui Banking Corporation.
Fonte: Cointelegraph