Sobre o Brasil

Área: 8.514.215,3
Capital: Brasília
População: 204.450.649 (censo julho de 2015)
Moeda: Real ( R$ )
Nome oficial: República Federativa do Brasil
Nacionalidade: brasileira
Datas nacionais: 7 de setembro ( dia da Independência ) e 15 de Novembro ( Proclamação da República)

Geografia do Brasil

Localização: leste da América do Sul
Fuso horário: horário de Brasília (oficial)
Clima do Brasil: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico, subtropical e semi-árido
Cidades do Brasil (principais): São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Recife, Manaus, Curitiba, Florianópolis, Belém, Maceió, Cuiabá, João Pessoa, Fortaleza.
Composição da população: brancos 55,2%, pardos 38,2%, negros 6%, amarelos 0,4%, indígenas 0,2% (dados de 1996).

Idiomas: português (oficial)

Religião: cristianismo (católicos 71%, outros 10%), espiritismo, judaísmo, cultos afro-brasileiros.

Densidade demográfica: 19,43 hab./km2
Crescimento demográfico: 1,38% ao ano (1991 a 1996).
Taxa de analfabetismo: 13,8% (1998).
Renda per capta: US$ 3.401 (1999).

ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, laranja, soja.
Pecuária: Bovinos, Eqüinos, Muares, Caprinos, Asinino, Bubalino, Suínos, Ovinos, Aves, Coelhos.
Mineração: bauxita, ferro, manganês, ouro.
Indústria: de transformação, de bens de consumo e bens duráveis.

O Brasil localiza-se no hemisfério ocidental, em longitudes a oeste do meridiano inicial de Greenwich, ou seja, entre os meridianos 34o47’30” e 73o59’32” a oeste de Greenwich. Situado entre os paralelos de 5o16’20” de latitude norte e 33o44’42” de latitude sul, é cortado ao norte pelo Equador e, ao sul, pelo Trópico de Capricórnio, situando-se, portanto, cerca de 90% de seu território no hemisfério sul.

Integrante do continente americano, o Brasil situa-se na porção centro-oriental da América do Sul, limitando-se com a quase totalidade dos países sul-americanos, a exceção do Equador, do Chile e de Trinidad e Tobago.

A área territorial brasileira é de 8.547.403,5 km2 e seu perímetro abrange 23.086 km, limitando-se em 7.367 km, com o Oceano Atlântico, ou seja 31,9% de sua linha divisória. É o terceiro maior país do continente em termos de área e o primeiro da América do Sul, ocupando 47% da área territorial sul-americana.

Suas dimensões territoriais o caracterizam como um país continental, uma vez que seu território ocupa 1,6% da superfície do globo terrestre, 5,7% das terras emersas do planeta e 20,8% da superfície do continente americano.

Oficialmente o Brasil se constitui em uma República Federativa – República Federativa do Brasil – composta por 26 estados e um distrito federal, onde se situa a capital da República – Brasília, sede do governo e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Cada um dos estados brasileiros, ou seja, cada uma das unidades da Federação, é ainda subdividido em municípios e esses em distritos. Ao todo o Brasil possui 9.274 distritos distribuídos em 4.974 municípios.

Apesar de o País se constituir em uma Federação é grande a centralização política existente, sendo pequena a autonomia de cada unidade da Federação.

Os estados brasileiros são ainda agrupados em cinco grandes regiões político-administrativas: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Bandeira do Brasil

A Bandeira do Brasil foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista “Ordem e Progresso” no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes.

A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: “O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”, que se decompõe em duas divisas usuais – uma moral, ‘Viver para outrém’ (altruísmo – termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, ‘Ordem e Progresso’, que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: “Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras”.

Fundada em 1982, a Câmara Brasil-Rússia de Indústria Comércio e Turismo tem entre seus associados empresas e entidades brasileiras e russas de todos os portes e nas mais diversas áreas de atuação.
Presidente: Gilberto F. Ramos

ENDEREÇO

Avenida Beira Mar, 262 / 803
Centro – Rio de Janeiro/RJ, Brasil CEP 20021-060

Telefone: 55 (21) 3420-0105

Inscrever-se na Newsletter

    © Copyright Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria & Turismo. Todos os direitos reservados.