Decisões sobre o cancelamento das cúpulas da Organização para Cooperação de Xangai e do BRICS devido à propagação do coronavírus ainda não foram tomadas, declarou o porta-voz do presidente da Rússia Vladimir Putin, Dmitry Peskov.
As respectivas cúpulas estão marcadas para acontecer em São Petersburgo entre 21 e 23 de julho de 2020.
“As cúpulas de OCX e BRICS são planejadas para acontecer em São Petersburgo e alguns dos eventos deverão ocorrer na cidade de Chelyabinsk, mas não as cúpulas. Por enquanto, não foram tomadas quaisquer decisões sobre o cancelamento dos referidos eventos”, afirmou Peskov.
Anteriormente, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, informou aos jornalistas sobre as expectativas e o calendário da presidência russa do BRICS em 2020.
Ryabkov disse que, para a Rússia, o BRICS é um exemplo de estabilidade e integridade independentemente da atual conjuntura mundial e das transformações de política interna nacionais.
“Tal como as presidências anteriores, nos esforçaremos para obter avanços nas três áreas da parceria estratégica do BRICS: política e segurança, economia e finanças e contatos culturais e sociais”, notou Ryabkov.
Temas como o combate ao terrorismo, à lavagem de dinheiro, ao tráfico internacional de drogas, à corrupção e ao crime organizado internacional devem ser priorizados pelo BRICS em 2020.
A Cúpula de Chefes de Estado do BRICS, o principal evento do ano, deve ser realizada entre os dias 21 e 23 de julho de 2020, na cidade russa de São Petersburgo. Na ocasião, também será realizada a cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), informou o vice-ministro.
Fonte: Sputnik