No G20 Social, Câmara Brasil-Rússia firma convênio com a Eurásia

No G20 Social, Câmara Brasil-Rússia firma convênio com a Eurásia

As mudanças globais prosseguem firmes com passos concretos

No âmbito da Cúpula Social do G20 no Brasil, o Presidente da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria & Turismo manteve reuniões com o Alto Comissário da Eurásia, Presidente da Organização Internacional de Cooperação Eurasiática (OICE), Dmitry Stasyulis, que esteve no Rio de Janeiro representando este Bloco Econômico.

As reuniões foram focadas na busca de parcerias, tendo sido discutidas iniciativas importantes para ambos os lados, incluindo a possibilidade de futuros acordos entre o Mercosul e a Comunidade Econômica Eurasiática. Stasyulis e Ramos expressaram confiança de que o trabalho conjunto ao nível das organizações não governamentais pode tornar-se um motor para o desenvolvimento da interação econômica entre os países da Eurásia e da América do Sul, principalmente, considerando que as bases da interação contemplam reciprocidade na parceria, e os interesses mútuos tornam-se a chave para uma implementação bem sucedida das metas estabelecidas.

Os participantes analisaram as perspectivas de cooperação empresarial entre o Brasil e a Rússia, bem como os passos práticos que podem ser dados através da união de forças. A prioridade nesta parceria está no desenvolvimento de infraestrutura tecnológica para os empreendedores dos dois países. Como resultado das negociações, as partes assinaram um acordo de cooperação, que prioriza os seguintes pontos:

● o desenvolvimento de plataformas de comunicação partilhadas a nível internacional, a fim de estimular a interação intergovernamental em diversas esferas;
● o estabelecimento de esforços conjuntos para fortalecer os existentes e para procurar e desenvolver novos laços de parceria de longo prazo entre representantes das comunidades empresariais de ambos os Blocos, com especial foco nos mercados brasileiro e russo;
● a facilitação do apoio ao diálogo entre as Partes em questões de cooperação no setor financeiro e de investimentos, na atividade de exportação e importação, e nos domínios do turismo e da cooperação cultural, científica e acadêmica;
● a promoção pública de temas relacionados com os eventos organizados pelas Partes destinados a fortalecer a comunicação entre os representantes das Partes.

Como resultado da assinatura do Termo de Cooperação, em 10 de dezembro já foi realizada uma reunião em formato híbrido com alguns dos maiores juristas da Eurásia, com a participação de dirigentes do Grupo de Trabalho de Suporte Legal da Câmara Brasil-Rússia, cuja chefia cabe no presente à Siqueira Castro Advogados, tendo sido discutidas as bases da formação de assistência jurídica às empresas dos países eurasiáticos e do Brasil, e aos clientes das bancas associadas à OICE.

Ao final do encontro, Dmitry Stasyulis convidou Gilberto Ramos para escrever um artigo com suas análises acerca do potencial comercial e de investimentos russo-brasileiro na revista “Eurasian Dialogue”. O material será publicado em um dos primeiros números da publicação em 2025.

(fonte: Câmara Brasil-Rússia e OICE)