Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE) aprovou nesta quarta-feira uma resolução ratificando as credenciais de uma delegação russa.
A resolução solicita que a Rússia adote todas as recomendações do documento e retome rapidamente a cooperação com vários órgãos dentro da assembleia.
A chefe do Conselho da Federação Russa, Valentina Matvienko, observou que a decisão tomada pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa para restaurar a autoridade da delegação russa é um passo importante contra a política de sanções à Rússia.
”No fundo, esse é um primeiro passo tão sério que vai contra a política de sanções que tem sido feita em relação à Rússia nos últimos cinco anos. E nós lembramos muito bem do que fez nossos parlamentares serem afastados do trabalho em tempo integral em Estrasburgo”, disse.
No início desta semana, a PACE convidou oficialmente a delegação russa para participar da sessão de junho, embora a possibilidade de desafiar a ratificação das credenciais da delegação russa permanecesse em vigor.
A presidente da PACE, Liliane Maury Pasquier, disse que a delegação russa poderia participar do trabalho da assembleia, mesmo depois que alguns membros do PACE desafiaram as credenciais da delegação.
Fonte: Sputnik