O New Development Bank (NDB), também conhecido como o “Banco do BRICS”, visa mobilizar recursos para infraestrutura e projetos de desenvolvimento sustentável no agrupamento BRICS.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, teve encontro marcado em 26 de julho com a presidente do NDB, Dilma Rousseff, informou o Kremlin na véspera da importante reunião.
Trata-se de uma instituição financeira internacional estabelecida em 2014 na cúpula anual, com sede em Xangai, China. Visa mobilizar recursos para infraestrutura e projetos de desenvolvimento sustentável no BRICS e outros mercados emergentes e em desenvolvimento por meio da concessão de empréstimos, garantias e outros instrumentos financeiros.
O BRICS une as maiores economias em desenvolvimento do mundo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e atualmente há discussões para o ingresso de diversos outros países, numa versão estendida do grupo.
A África do Sul, que assumiu a presidência rotativa do BRICS em janeiro, sediará a 15ª cúpula do BRICS em Joanesburgo em agosto.
Dilma Rousseff foi presidente do Brasil de 2011 a 2016, e foi eleita por unanimidade como presidente do banco multinacional pelo Conselho de Governadores do NDB, em 24 de março de 2023.
(fonte: Sputnik International)