Para o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, a Turquia e a Rússia conseguiram superar todas as dificuldades das relações bilaterais que surgiram após o incidente com o jato Su-24 na Síria.
“Apesar da natureza trágica desses eventos e das consequência que tiveram, eu não acredito que isso agora domine nossas relações […]. Nós superamos todas as dificuldades. Há páginas duras em nossa história”, disse Ryabkov em um painel de debate durante o fórum Diálogo de Raisina, na capital da Índia, Nova Delhi.
Ryabkov também ressaltou que uma agenda bilateral positiva é mais importantes do que as diferenças e as nuances da relações, acrescentando que Moscou e Ancara têm um entendimento comum em relação à necessidade de proteger a independência dos dois países nas questões de segurança.
As relações entre Rússia e Turquia pioraram consideravelmente após os turcos derrubarem um jato russo Su-24 que voava em uma missão anti-terrorismo sobre a Síria. As medidas retaliatórias da Rússia contra Ancara incluíram restrições às atividades de organizações turcas em solo russo, um congelamento na contratação de turcos por empresas russas e o banimento de determinados importações de produtos alimentícios. As medidas tiveram início em 1º de janeiro de 2016 e foram retiradas em 22 de maio de 2017, após um acordo mútuo.
Fonte: Sputnik