Voltando ao Soft-Power…! (artigo sobre a reunião dos Comitês de Cultura e de Esportes, em 16.02.2017)

Desde o início de minha caminhada rumo ao encontro da civilização russa, iniciada em 1988 já em minha primeira viagem a Leningrado (hoje, rebatizada de São Petersburgo), muito antes de ser criado o conceito de “Soft Power”, ou o “Poder Brando”, representado pela utilização dos meios de comunicação e mídia, da Cultura e dos Esportes, como ferramentas para influenciar a opinião pública, jamais encontramos um ambiente tão propício para iniciar-se um projeto de reestruturação, ou da melhora da imagem institucional da Rússia em nosso país, justamente por vivenciar-se um momento de crise geopolítica.

Naturalmente, pensamos sempre na via de reciprocidade, aonde a consolidação da imagem do Brasil na Rússia tem igual importância. O começo de um sonho que eu nutria há tanto tempo começou a se consolidar em 16 de fevereiro, na primeira reunião dos Comitês de Cultura e de Esportes da Câmara Brasil-Rússia, criados neste início do novo mandato quadrienal. Realizada no Consulado-Geral da Rússia no Rio de Janeiro, em parceria com o Cônsul-Geral Vladimir Tokmavov, foram discutidos temas referentes às principais questões de interesse do relacionamento bilateral nos setores de Cultura, Esporte e também do Turismo, incluindo projetos de investimentos, a formação de parcerias e intercâmbios em todo o território brasileiro e na Federação da Rússia.

Estiveram presentes alguns dos principais expoentes da cultura brasileira, trazendo ao conhecimento de todos projetos já em andamento, entre eles o presidente da Academia Carioca de Letras, Ricardo Cravo Albin, o diretor musical e presidente da Ópera do Brasil, Fernando Bicudo, o empresário e representante no Brasil de balés estatais da Rússia, Augusto Stevanovich, que traz no corrente ano cinco companhias russas de balé, percorrendo 60 cidades do território brasileiro (estes três, Diretores da Câmara), e a empresária Maria Vragova, que realiza este ano exposições de artistas russos em diversas capitais. Todos já têm suporte institucional da Câmara Brasil-Rússia, que buscará apoio junto a empresas públicas e privadas, bancos e órgãos de fomento apoios adicionais para as iniciativas em questão.

Deliberou-se também a respeito de uma agenda de eventos esportivos, e outros relevantes para o ano de 2017, em que se comemora o centenário da Revolução de Outubro de 1917. Foi salientada a grande importância do evento que está sendo organizado no final do próximo mês de maio pela Câmara Brasil-Rússia, promocional à Copa do Mundo em 2018, quando chegarão ao Brasil representantes do Comitê Organizador da RÚSSIA 2018, e também do Ministério dos Esportes da Federação Russa para discorrer sobre as oportunidades de negócio existentes, e expor às principais agências de turismo brasileiras o esquema receptivo às delegações estrangeiras.

Na ocasião, pretende-se elaborar um novo Memorando de Entendimentos entre as autoridades brasileiras e russas, com participação de agentes privados, para o fomento do turismo bilateral, como também se prevê a criação de uma grade de eventos para os próximos 48 meses, a partir de maio próximo.

Por sua vez, Paschoal Fabra Neto, sócio da prestigiosa agência de comunicação e marketing da F&QBrasil, associada à M&CSaatchi de Londres, também Vice-Presidente da Câmara Brasil-Rússia em São Paulo, salientou a importância da utilização das start-ups como impulsionadores da comunicação imediata mais fluida entre os dois países, e mencionou a respeito da necessidade da serem disponibilizados recursos financeiros para trabalhar-se na divulgação da imagem mais positiva da “linda Rússia”, especialmente às portas da Copa do Mundo, em 2018. A parceira e associada à entidade, Fabiana Amorim, Diretora da Pronto RJ, e Consultora Especial da Liga das Escolas de Samba (LIESA), expôs que ao longo dos últimos anos tem sido contatada por governos estrangeiros para mostrar no Carnaval do Rio de Janeiro suas respectivas culturas, tendo executado enredos da Alemanha, Suíça e EUA, acrescentando que é o maior evento do calendário da cidade durante o ano, transmitido para mais de 130 países, atingindo audiência de mais de 3,5 bilhões de pessoas pelos meios da mídia televisiva e da Internet, sendo das maiores plataformas de comunicação e marketing disponíveis no Brasil.

Amorim ressaltou que a riquíssima cultura russa ofereceria um vasto campo de pesquisa para possivelmente desenvolver-se um enredo em um futuro próximo. Com a participação na reunião de dirigentes da Associação Brasileira de Turismo Receptivo Interacional (BITO), da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), e da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), decidiu-se pela criação no âmbito da Câmara Brasil-Rússia do “Comitê de Turismo”, a ser dirigido conjuntamente pelas organizações presentes. Acreditamos piamente que a consolidação desta agenda de eventos culturais, esportivos e turísticos, com o apoio e em parceria com as empresas de ambos os países, contribuirá sobremaneira à aproximação e ao adensamento das relações russo-brasileiras.

Em síntese, retomando o conceito do “soft power”, mais do que o “poder brando”, temos o “verdadeiro poder” em mãos para alavancar o relacionamento entre os dois países a um nível jamais alcançado na história. Cabe a cada um de nós, agentes intervenientes do Brasil e da Rússia (e de outros países), contribuir para esta finalidade, que certamente auxiliará a civilização para a construção de um mundo multipolar aonde a Arte, os Esportes e a Cultura em geral promovam gradualmente a aproximação entre povos, a harmonia e a paz duradoura.

CÂMARA BRASIL-RÚSSIA
Presidente: Gilberto F. Ramos