"Campina das Missões", berço da cultura russa no Brasil

"Campina das Missões", berço da cultura russa no Brasil

Em 8 de julho de 2021, o Governador Eduardo Leite assinou Decreto no Palácio Piratini, declarando Campina das Missões como o “Berço da Cultura Russa no Estado do Rio Grande do Sul. Na solenidade, foi exposto que há mais de 110 anos iniciou-se o processo de imigração de cidadãos russos para a cidade gaúcha.

“Um pedaço da Rússia no Rio Grande do Sul”

Em Campina das Missões, descendentes dos imigrantes da Rússia há mais de cem anos dedicam-se a manter costumes, cultura e a fé ortodoxa. O processo da rica história da imigração russa no Brasil pode compreendido através do livro de Jacinto Zabolotsky, o inédito “A IMIGRAÇÃO RUSSA NO RIO GRANDE DO SUL, Os longos caminhos da esperança”.

Zabolotsky em 1992 foi eleito presidente da Camara Municipal de Vereadores. Juiz de paz durante vários anos, e desde janeiro de 1996 é conciliador do Juizado Especial Cível da comarca de Santa Rosa – RS. É fundador e membro da diretoria de várias entidades do Município, como ACI, CTG , APAE, entre outras. Em livros, destacam-se os artigos, resenhas e pesquisas jurídicas inseridas e publicadas no II Fórum Nacional do Meio Ambiente, em 2004, pela UNIJUI, na revista Trabalho e ambiente editada pela UCS, em 2004, na revista Contemporânea Número 02, de Ciências Sociais aplicadas da Faculdade Planalto-FAPLAN, em 2005. Laureado em vários prêmios, troféus, Títulos, diplomas e condecorações, entre as quais se destacam: Diploma (Grámota) ¨Em Bêncão e Agradecimento pela dedicação esforçada pela glória da Santa Igreja, outorgada por Sua Eminência Arcebispo Dom Platon, em 10.10.1999; Troféu Obirici/2001; Comenda Anita Garibaldi/2001; Troféu Guarita/2002; Talento Empreendedor/2003; Advogado destaque de 2004 a 2007, entre outros.

Desde Janeiro de 2021, é Vice-Presidente da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo, encarregado pela Representação no Rio Grande do Sul, e vêm sendo empreendidas ações para tornar Campina das Missões como destino turístico para a visitação de suas igrejas ortodoxas, como também conhecer a culinária russa, e incluir a cidade no “Roteiro das Vodkas”.

GRÁMOTA – Condecoração internacional de medalha especial sob número 1002 outorgada em 25/05/2007, de contribuição pela amizade entre Rússia e Brasil, firmado pelo Ministro das Relações Exteriores da Federação da Rússia. ⠀