Presidente Lula e Chanceler Lavrov se encontram em Brasília. Brasil confirma participação na Cúpula do BRICS, em Kazan (Rússia)

Presidente Lula e Chanceler Lavrov se encontram em Brasília. Brasil confirma participação na Cúpula do BRICS, em Kazan (Rússia)

No âmbito da Visita do Chanceler Sergey Lavrov ao Brasil para a reunião dos Chanceleres do G20, realizada no Rio de Janeiro nos dias 21 e 22 de fevereiro, ele avistou-se com o Presidente Luís Inácio Lula da Silva em Brasília no final da tarde do dia 22 de fevereiro, ocasião em que debateram questões de interesse bilateral, geopolítico, geoeconômico, no âmbito do G20 e dos países BRICS.

De acordo com uma nota divulgada pelo governo brasileiro, o chanceler reforçou o convite para a Cúpula do BRICS, em outubro, na Rússia, e reiterou o apoio ao pleito do Brasil para ocupar um assento permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Lula agradeceu pela manifestação de apoio ao Brasil e confirmou que irá à Rússia para a Cúpula dos BRICS. Ele reafirmou a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e mudanças climáticas, que não podem ser enfrentadas isoladamente, diz a nota.

O Presidente brasileiro efetuou uma publicação em sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter) sobre a reunião com Lavrov:

“Recebi hoje o chanceler russo, Sergei Lavrov, que veio ao Brasil para a reunião do G20. Conversamos sobre agendas bilaterais, debates ocorridos no G20 e questões como uma nova governança global e o BRICS. Reiterei que o Brasil continua disposto a colaborar com esforços para a paz na Ucrânia”, escreveu o Presidente.

Lula observou, ainda, a necessidade de aprimorar os mecanismos de financiamento aos países em desenvolvimento. No âmbito bilateral, Lula destacou os números da corrente de comércio que atingiu recorde histórico em 2023 e a necessidade de diversificar a pauta comercial.

Lavrov expôs as posições da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia. O presidente Lula reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz.

(fonte: Agência Sputnik Brasil)