Rússia e Brasil planejam expandir o comércio de produtos agrícolas

Rússia e Brasil planejam expandir o comércio de produtos agrícolas

Em 19 de setembro de 2023, Sergey Dankvert, chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), se reuniu com Roberto Perosa, Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (SCRI/MAPA).

Ambas as partes ressaltaram que foram criadas as condições mais favoráveis ​​entre a Rússia e o Brasil para alcançar um novo nível de desenvolvimento do comércio de produtos agrícolas.

Hoje em dia, os principais produtos de exportação da Rússia para o Brasil são trigo, mistura de trigo (méteil) e fertilizantes. As empresas brasileiras enviam principalmente #soja, #café e #tabaco para a Rússia. A Rússia manifestou interesse em intensificar a importação de manga, limão, café e tabaco do Brasil.

Sergey Dankvert informou Roberto Perosa sobre a disposição do Rosselkhoznadzor em fiscalizar os frigoríficos brasileiros de produtos de carne interessados em habilitação para o mercado russo e sobre a retomada de fornecimentos após restrições anteriormente impostas. As partes concordaram em realizar essa visita no final de novembro de 2023.

Além disso, Sergey Dankvert anunciou a partir de 21 de setembro de 2023 a abertura do mercado russo para exportação de gado vivo brasileiro. O lado brasileiro assinou um modelo de certificado sanitário internacional, assinado por todos os países membros da União Econômica Eurasiática (Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia).

Por sua vez, Roberto Perosa anunciou a ampliação da lista de frigoríficos russos habilitados de acordo com as exigências brasileiras: trata-se de 10 empresas fabricantes de diversos tipos de rações e aditivos para rações para animais e pescados, além de farinhas vegetais.

Além disso, Roberto Perosa manifestou interesse em exportar produtos de peixe para a Rússia e material genético bovino para os países-membros da UEE. Sergey Dankvert confirmou sua disposição em ampliar a seleção dos produtos importados do Brasil explicando que para obter habilitação de produtos de peixe é necessário realizar auditorias nos estabelecimentos brasileiros de acordo com os requisitos russos. Em relação à importação de material genético, as partes concordaram em avaliar os certificados sanitários durante uma videoconferência.

Em relação à cooperação na área vegetal, em outubro de 2023 haverá auditoria do sistema brasileiro de fiscalização dos laboratórios que realizam testes antes da expedição do café, bem como dos laboratórios brasileiros que realizam os testes de sementes. Além disso, foi acordada a assinatura de um Protocolo sobre a transição para a integração de sistemas de informação na área de quarentena entre Rosselkhoznadzor e MAPA.

No final da reunião, ambas as partes destacaram a importância do desenvolvimento das relações comerciais, e também concordaram em reforçar os contatos entre os departamentos competentes a fim de uma cooperação mais eficiente.

Fonte: Rosselkhoznadzor (https://shorturl.at/tCHLM)