Rússia tem grandes chances de ser a primeira a criar um avião supersônico para voos internacionais regulares

Rússia tem grandes chances de ser a primeira a criar um avião supersônico para voos internacionais regulares

A Rússia tem todas as chances de ser a primeira do mundo a criar uma nova aeronave supersônica de passageiros para voos regulares, disse o Ministro dos Transportes da Federação Russa, Vitaly Savelyev, durante a Semana dos Transportes, realizada entre 11 e 17 de novembro, no Centro de Exposições “Gostiny Dvor”, em Moscou.

“Claro, temos a tecnologia atualizada”, disse ele, respondendo a uma pergunta da agência estatal russa TASS sobre os avanços tecnológicos sobre o antigo projeto da aeronave Tupolev 144.

O Ministro lembrou: “tínhamos demandas pelo Tu-144, contávamos com 16 aeronaves, naquela época havia alguns problemas com o gasto excessivo de combustível, e o ruído alto das turbinas. Mas, como dizemos, a aeronave já estava muito à frente do seu tempo”.

Savelyev disse anteriormente que a Rússia não seria capaz de prescindir da aviação civil supersônica, e que há projetos em desenvolvimento. No Ocidente, algumas empresas também trabalham em projetos de aeronaves supersônicas de passageiros, aplicando as tecnologias mais modernas disponíveis, mas possivelmente menos avançadas do que as russas.

(da Agência TASS)