Artista de honra da Rússia, Constantine Oberlian rege concerto na Sala São Paulo

Artista de honra da Rússia, Constantine Oberlian rege concerto na Sala São Paulo

Espetáculos ocorrem em 22 e 24 de junho de 2019 com a mezzo-soprano letã Elina Garanca.

Nos dias 22 e 24 de junho, o maestro Constantine Oberlian regerá a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro nos concertos da mezzo-soprano letã Elina Garanca. Diretor musical da Orquestra da Câmara de Moscou e da Philharmonia da Rússia, o maestro também foi condecorado, em 2003, como Artista de Honra da Rússia.

 O concerto do Mozarteum ocorrerá na Sala São Paulo. De origem russo-armênia, mas nascido nos Estados Unidos, Oberlian também foi agraciado com a Medalha de Honra Ellis Island, homenagem a imigrantes ou filhos de imigrantes que realizam contribuições excepcionais aos Estados Unidos.

Pianista prodígio, ele fez sua primeira apresentação aos 11 anos de idade com a orquestra Sinfônica de São Francisco. Formou-se na renomada Juilliard School, em Nova York, e seguiu carreira como virtuoso do piano até que a regência caiu em seu gosto.

Já a mezzo-soprano letã Elina Garanca se apresenta pela primeira vez no Brasil, após grandes concertos ao lado das maiores companhias de ópera e orquestras sinfônicas mundiais.

Nascida em família de músicos, Garanca estudou na Academia de Música da Letônia com a mãe. Ela ficou renomada sobretudo por seu papel em “Carmen”, de Bizet, no Royal Opera House Covent Garden e no Metropolitan Opera. Foi classificada pelo jornal “The New York Times” como a melhor Carmen dos últimos 25 anos.

A programação de concertos do Mozarteum na Sala São Paulo terá peças de “Sansão e Dalila”, de Saint-Saëns, “Carmen”, de Georges Bizet, “Cavaleria Rusticana”, de Mascagni, e “O Garoto Judeu”, de Pablo Luna Carné, entre outros.

Fonte: Russia Beyond