Desafios para o novo quadriênio – 2017-2020

Finalizamos o ano de 2016 antevendo uma extensa agenda de reuniões e eventos, a primeira já ocorrida em 17 de Janeiro, do Conselho Superior da Câmara Brasil-Rússia, na qual membros debateram as linhas-mestras operacionais dos Comitês Setoriais em criação, seus respectivos dirigentes, e também a organização de seminários e a participação em feiras diversas, de acordo com o perfil das empresas afiliadas e parceiras.

Os desafios da atual gestão são enormes, em comparação a mandatos anteriores, e, mesmo considerando-se o longo prazo de quatro anos da atual gestão, há de se estabelecer as linhas estratégicas desde a “largada”, com metas e prazos específicos para execução. Foram criados os Comitês Agropecuário, Logística, Energia e Desenvolvimento Sustentável, Marketing e Comunicação, Jurídico, Turismo, Cultura e Esportes. Os presidentes de cada Comitê serão membros dos Conselhos e da Diretoria da Câmara, sem exclusão da participação de quaisquer interessados, afiliados e outros, incluindo representantes de ambos os governos, que sempre atuam conjuntamente nas iniciativas da Câmara. Será mantido o trabalho que vem feito em estreita sinergia ao longo dos últimos anos entre os setores público e privado. Foi deliberado que cada Comitê se reunirá no mínimo a cada três meses, ou sempre que necessário.

Em 17 de janeiro foi também debatida a questão da reconstituição do Conselho Empresarial Brasil-Rússia, hoje paralisado, e a participação de empresas brasileiras nas próximas reuniões da Comissão de Alto Nível (CAN) Brasil-Rússia de Cooperação, e na Comissão Intergovernamental de Cooperação (CIC), ainda sem data definida.

A grade de eventos a serem organizados passa pela execução de um seminário em parceria com o Comitê Organizador da Copa de 2018, expondo a estrutura e facilidades que serão proporcionadas aos turistas, previsto para Abril. Em junho, a participação brasileira no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e na “Atomexport”, em Moscou, na World Food, de 14 a 17 de setembro. Há eventos ao longo do ano em todas as áreas descritas acima já sendo trabalhados.

A missão não é simples, mas através da alta qualificação e prestígio dos membros empossados (acesse o nosso site: https://brasil-russia.org.br/pt-br/diretoria), temos convicção de que os objetivos serão alcançados. Para tanto, contamos também com o interesse e apoio de empresas e entidades, públicas e governamentais, somando-se a nós nas iniciativas sendo deflagradas. Mãos à obra…!

CÂMARA BRASIL-RÚSSIA
Presidente: Gilberto F. Ramos