Huawei vai instalar sistema operacional russo em seus servidores

Huawei vai instalar sistema operacional russo em seus servidores

Os servidores Huawei Taishan 200 serão baseados no sistema operacional russo Red OS, totalmente compatível com a arquitetura do servidor.

O fabricante chinês e a empresa russa Red Soft chegaram a acordo sobre a instalação do sistema operacional Red OS nos servidores Taishan 200 da Huawei, destinados a centros de dados.

Foi anunciado que os testes de funcionamento dos mais recentes servidores Huawei Taishan com a Rede OS foram concluídos com sucesso.

“Temos o prazer de poder proporcionar a nossos clientes os servidores Taishan dotados com o sistema operacional Red Soft. A Huawei planeja desenvolver cooperação com a Red Soft na criação de soluções conjuntas de hardware e software para uma ampla gama de clientes”, disse o representante da Huawei na Rússia.

Além disso, foi anunciado que os servidores Taishan serão atualizados com outros sistemas operacionais de produção russa. A Huawei tem de momento acordos de parceria tecnológica com os desenvolvedores do Astra Linux e Alt Linux.

Está assim dado um importantíssimo passo na direção da autonomia e independência tecnológica da Huawei em relação às empresas norte-americanas. Recorde-se que a Huawei se tornou um símbolo da prolongada guerra comercial entre os EUA e a China.

Trump tem vindo a tomar, desde o ano passado, diversas medidas contra a Huawei – a maior fabricante mundial de equipamentos de telecomunicações e a segunda maior produtora de celulares –, alegando sem provas concretas que a empresa poderia ajudar o governo chinês a espionar outros países e empresas que usam seus dispositivos.

Além de cortar o acesso da Huawei ao mercado de componentes e tecnologia americano, Trump também tem vindo a pressionar as empresas para impedir que a tecnologia americana chegue indiretamente ao gigante chinês.

Fonte:Sputnik