Rússia pede cooperação internacional no combate contra Fake News

Rússia pede cooperação internacional no combate contra Fake News

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que a luta contra as falsas notícias exige a cooperação de todos os países, enquanto até agora não existem mecanismos eficazes contra este mal.

Segundo a diplomata, há alguns anos a Rússia propôs à ONU desenhar um mecanismo comum para combater as falsas notícias, no entanto esta iniciativa não recebeu o devido apoio, embora tenha começado a ser implementada em determinados países, mas ainda assim todas as medidas neste sentido limitaram-se à regulamentação da mídia, “para controlar o que não está sujeito ao controle”, bem como as ameaças à liberdade de expressão.

“Todos os esforços são fúteis, sem trabalho em conjunto, deve haver cooperação entre os países, coordenação entre departamentos especializados: entre sindicatos de jornalistas e comunidades jornalísticas”, disse Zakharova em uma entrevista à televisão do Azerbaijão, CBC.

Maria Zakharova também aproveitou para criticar que a Associação Alemã de Jornalistas por impedir que jornalistas russos obtenham permissão de trabalho. De acordo com ela, em vez de lutar contra notícias falsas e encontrar maneiras de verificar informações ou realizar eventos conjuntos, a Associação Alemã de Jornalistas impede que jornalistas russos obtenham permissão de trabalho.

Em meados de janeiro, o órgão pediu ao governo que não concedesse a licença de televisão ao portal de notícias RT Deutsch, ressaltando que o canal russo “não é um meio de comunicação, mas uma ferramenta de propaganda do Kremlin”.

A diplomata classificou a ação como “uma campanha difamatória desencadeada na imprensa alemã contra a mídia russa”.

Fonte: Sputnik